DOE

Como o livre mercado transformou a Internet da Romênia em uma das melhores do mundo, sem limites

Recentemente a sociedade brasileira tem se mobilizado contra a proposta do oligopólio da telecomunicação (Claro, Oi, Tim e Vivo) de limitar a quantidade de dados consumidos pelos brasileiros na Internet. A página no Facebook Movimento Internet Sem Limites, por exemplo, já reúne mais de 140 mil pessoas.

Entretanto, não há uma ação contra a causa do problema e sim contra suas consequências. A decisão das operadoras de limitar a internet é uma ação que só acontece porque o estado as protege da concorrência. A Anatel, que teoricamente deveria proteger os consumidores, blinda as operadoras e não permite que nenhuma outra empresa – grande ou pequena – oferte um serviço melhor e mais barato no país.

O Brasil precisa aprender com a Romênia, que fez exatamente o oposto. Ao invés de criar uma agência que limita a concorrência, abriu o mercado e o deixou livre para que qualquer operadora preste o serviço. E os resultados foram surpreendentes. Hoje, o país do Leste Europeu possui a sexta melhor Internet do mundo, superando países como Alemanha, Canada e EUA. Com um contrato de 10 euros (40 reais) por mês, é possível ter uma internet com velocidade de 650 Mbps de download e 100 Mbps de upload:

Velocidade da internet na Romênia
Velocidade da internet na Romênia

Essa velocidade impressionante da Internet na Romênia chamou até a atenção do pré-candidato democrata à presidência dos EUA, o socialista Bernie Sanders. Em seu Twitter, Sanders escreveu: “Hoje, as pessoas vivendo em Bucareste, Romênia, têm acesso a uma internet muito mais rápida do que na maioria dos EUA. Isso é inaceitável e tem de mudar.”

internet baixa

E para a surpresa do socialista, um dos seguidores respondeu que a Romênia só conseguiu melhorar os serviços de internet com a abertura do mercado.

O Brasil precisa aprender que não basta lutar apenas contra os abusos de empresas corporativistas, é preciso ir além e lutar contra seus privilégios. A Anatel precisa ser extinta, e para ontem.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...