DOE

Como o livre mercado transformou a Internet da Romênia em uma das melhores do mundo, sem limites

Recentemente a sociedade brasileira tem se mobilizado contra a proposta do oligopólio da telecomunicação (Claro, Oi, Tim e Vivo) de limitar a quantidade de dados consumidos pelos brasileiros na Internet. A página no Facebook Movimento Internet Sem Limites, por exemplo, já reúne mais de 140 mil pessoas.

Entretanto, não há uma ação contra a causa do problema e sim contra suas consequências. A decisão das operadoras de limitar a internet é uma ação que só acontece porque o estado as protege da concorrência. A Anatel, que teoricamente deveria proteger os consumidores, blinda as operadoras e não permite que nenhuma outra empresa – grande ou pequena – oferte um serviço melhor e mais barato no país.

O Brasil precisa aprender com a Romênia, que fez exatamente o oposto. Ao invés de criar uma agência que limita a concorrência, abriu o mercado e o deixou livre para que qualquer operadora preste o serviço. E os resultados foram surpreendentes. Hoje, o país do Leste Europeu possui a sexta melhor Internet do mundo, superando países como Alemanha, Canada e EUA. Com um contrato de 10 euros (40 reais) por mês, é possível ter uma internet com velocidade de 650 Mbps de download e 100 Mbps de upload:

Velocidade da internet na Romênia
Velocidade da internet na Romênia

Essa velocidade impressionante da Internet na Romênia chamou até a atenção do pré-candidato democrata à presidência dos EUA, o socialista Bernie Sanders. Em seu Twitter, Sanders escreveu: “Hoje, as pessoas vivendo em Bucareste, Romênia, têm acesso a uma internet muito mais rápida do que na maioria dos EUA. Isso é inaceitável e tem de mudar.”

internet baixa

E para a surpresa do socialista, um dos seguidores respondeu que a Romênia só conseguiu melhorar os serviços de internet com a abertura do mercado.

O Brasil precisa aprender que não basta lutar apenas contra os abusos de empresas corporativistas, é preciso ir além e lutar contra seus privilégios. A Anatel precisa ser extinta, e para ontem.

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!