DOE

Denunciação caluniosa feminista – um desserviço às vítimas de estupro

O movimento feminista busca, segundo dizem suas adeptas, alcançar a igualdade de gêneros e o respeito às mulheres dos mais diversos estilos. Além disso, diferentemente dos homens, as mulheres seriam constantemente “assediadas” com olhares, gestos e comentários, algumas vezes vulgares, sobre o seu físico, o que as fariam se sentir desconfortáveis. Vê-se que o escopo é mudar o pensamento social de que determinadas mulheres devem ser respeitadas independentemente de suas condutas individuais. A ideia é que, assim como os homens têm a possibilidade de agir “livres de julgamentos”, seria injusto que as mulheres fossem julgadas e desrespeitadas pelos mesmos atos individuais que os homens realizam sem qualquer julgamento social, como sair para festas, beber muito ou se relacionar com diversas pessoas.
Segundo o movimento, as mulheres que agem dessa forma são julgadas e consideradas culpadas quando vítimas de violência sexual. Em razão de tal fato, o movimento feminista compreende que é preciso orientar os homens e explicar aos mesmos que estas condutas não podem dar aval para que se cometa contra elas o crime de estupro ou mesmo justificar assédios que deixem as mulheres desconfortáveis, pois isso seria falta de respeito com elas e com vítimas de abuso sexual. Portanto, entende-se que é necessário que ocorra uma espécie de cobrança social para que todos respeitem as mulheres, independentemente de suas decisões pessoais.
Para se fazerem ouvir e “fazer barulho” perante a sociedade, algumas adeptas começaram a aumentar os relatos de “assédios”, acrescentando inverdades em suas declarações para chamar a atenção para a causa. Hoje foi revelado o caso de uma estudante que admitiu ter mentido sobre ter sido estuprada na Universidade de Grande Dourados – UFGD para esconder de sua família que havia perdido a virgindade: um falso relato que levou à prisão seu namorado por ser suspeito do falso crime. Somente alguns dias depois a jovem admitiu ter tido relações sexuais com outro rapaz, bem como a inexistência do crime. Esse tipo de falso relato tem sido cada vez comum no movimento feminista visando atrair atenção para a causa.
É preciso analisar se essa abordagem é eficaz para garantir que o respeito às mulheres e a prevenção de crimes hediondos como o estupro sejam, de fato, alcançados. É possível observar que a sociedade já repudia esta conduta, inclusive os próprios presos, tendo em vista que é fato notório que os mesmos agridem estupradores por repulsa a esses criminosos. Estupradores não são homens que foram “erradamente orientados” de que podem abusar sexualmente as mulheres, mas sim verdadeiros canalhas que devem ser punidos. O entendimento de que o estupro é errado, criminoso e hediondo já está consolidado em nossa sociedade.
Denunciações caluniosas não arruínam somente a vida dos homens falsamente denunciados como também tornam as reais denúncias de estupro duvidosas, uma consequência muito séria para as verdadeiras vítimas que precisam que suas denúncias sejam confiáveis. A denunciação caluniosa precisa ser penalizada com maior rigor pela possibilidade de acarretar em prejuízos às denúncias verdadeiras e àqueles falsamente declarados suspeitos. É o feminismo atual atuando, mais uma vez, contra aquelas que diz defender.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...