DOE

É justo que Neymar ganhe mais do que médicos e que estes ganhem mais do que jogadores comuns

“Jogadores de futebol não deveriam receber tanto”, “É injusto o Neymar ter um salário maior que de um médico”, “Professores deveriam ser tão valorizados quanto jogadores de futebol”. Quantas vezes você já ouviu essas frases ou variações delas e nem ao menos parou para analisá-la e ainda por cima a reproduziu pelos cantos?

É comum cairmos na falácia de achar que a valorização, seja em relação ao salário ou até mesmo em relação ao prestígio, seja inerente às boas ações do profissional e como essas ações impactam em uma amostra da sociedade. Mas não necessariamente funciona assim, a valorização parte também da seguinte questão: o profissional faz o que outras pessoas podem fazer igual ou melhor? Se a resposta for sim, dependerá de quantas pessoas podem fazer o que esse profissional faz. Se forem muitas pessoas, a valorização desse profissional tende a cair, se forem poucas, tende a aumentar. Agora se a resposta para a pergunta for não, o céu pode ser o limite para esse profissional.

Mas muita calma nessa hora! Apenas se o que este profissional faz for de interesse de pessoas que estão dispostas a pagar pelo o que ele faz é que ele será valorizado. Não adianta o Fulaninho da Silva ser ótimo em apertar parafusos com os dentes e quase ninguém ter essa mesma capacidade que ele. Qualquer empresa no mercado vai preferir um operário que saiba lidar com uma chave de fenda, por exemplo. O que determina a remuneração é a criação de valor para outras pessoas.

A média salarial dos médicos está acima da média salarial de jogadores de futebol. Isso acontece porque não há muitas pessoas dispostas a investirem em um curso de medicina dispendioso (até mesmo para quem faz em universidades públicas) e difícil, o qual requer anos de dedicação e muitas horas de sono perdidas, e, em contrapartida, a medicina é algo que as pessoas pagam caro quando precisam, ou seja, é uma área com demanda grande e oferta em baixa. Não é a virtude em ser médico que faz a profissão ter uma média salarial de mais de oito mil reais por mês. Comparar jogadores excepcionais com o médico do posto de saúde do seu bairro é injusto e você saberá o porquê.

Mas antes vamos falar sobre os professores. Dar aula para o ensino fundamental não é fácil, porém é perfeitamente possível qualquer pessoa com um pouco de dedicação ser capacitada para isso. Eu fiz meu ensino médio na rede pública estadual e em meu colégio haviam duas opções de ensino médio, o regular e o de formação de professores de ensino fundamental. Isso significa que um jovem de 18 anos pode ser professor (idade comum entre estagiários e jovens aprendizes). Quando esses professores se especializam com graduação de nível superior e pós-graduação, tendem a ficar mais valorizados no mercado de trabalho.

Chutar uma bola? Muitos podem fazer com o mínimo de qualidade, tanto que a maioria dos jogadores profissionais de futebol ganham pouco: 80% dos jogadores de futebol profissional ganham até mil reais. Agora ser um dos três melhores jogadores do mundo? Essa proeza foi conquistada somente por três pessoas esse ano: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Ainda assim, isso não significaria nada se o futebol não fosse um esporte popular e não pudesse ser capitalizado.

Fulaninho da Silva pode ser o melhor jogador de taco do mundo que provavelmente continuará sem prestígio. Taco pra quem não sabe, é uma brincadeira/esporte jogado eventualmente por crianças em diversas periferias de nosso país. O taco não possui uma federação, não é um esporte olímpico, não possui apelo popular e sequer tem pequenos campeonatos estudantis desse esporte amador para que haja algum prestígio. Já Neymar, é um dos três melhores no esporte mais popular do planeta. O futebol dele gera milhões por ano para o Barcelona em receita através de patrocinadores e direitos de imagem pagos pelas redes de televisão de todo o mundo. Nada mais justo que o Barcelona recompense o seu segundo melhor jogador com uma fatia desse bolo.

Quando criamos juízo de valor sobre quem deveria ter mais prestígio, estamos ignorando as leis de mercado e pondo nossas opiniões acima do que a sociedade como um todo deseja. Quando um parlamentar cria projetos de leis de piso e teto salarial para uma classe, é como jogar um barril de pólvora numa fogueira. Uma única pessoa não poderia saber quanto uma classe deveria no mínimo e no máximo receber, isso quem diz é a sociedade através do mercado.

Se você quer tentar receber o mesmo que o Neymar, agregue valor para o máximo de pessoas dispostas a pagar pelo o que você pode oferecer a elas. E se você quer que Neymar receba menos, pare de assistir jogos do Barcelona e da Seleção Brasileira, e tente convencer o máximo de pessoas a fazer o mesmo. Quem sabe assim você tenha êxito.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...