DOE

Entenda como Dilma queria animar o mercado com a escolha de Lula

Muitos podem estar se perguntando o motivo da alta da bolsa diante um cenário político tão caótico e incerto com a escolha do ex-presidente Lula para ministro-chefe da Casa Civil. Teoricamente, o afastamento do Impeachment e a possível guinada à esquerda como defendem os esquerdistas deveria assustar os investidores, mas aconteceu o contrário. Por que?

Talvez poucos se lembram do cenário político-econômico em 2002, quando o Lula concorria à presidência da república.  As promessas do candidato era, caso fosse eleito, dar calote na dívida pública, aumentar os gastos públicos e ir contra privatizações de estatais. E o que aconteceu? A eleição de Lula criou um enorme pânico no mercado. Investidores retiraram dinheiro do país com medo de calote e desvalorização do real; o dólar havia chegado o seu maior valor desde a criação do Plano Real e atingiu R$ 4,00.

Em 2003, quando Lula assumiu o cargo, sem opção, ele mudou radicalmente de estratégia e fez exatamente o oposto do que prometeu em campanha. Para acalmar o mercado, ele escolheu o “neoliberal” pró-mercado Antônio Palocci, que teve como seu braço direito o liberal Marcos Lisboa, e depois escolheu Henrique Meirelles para comandar o Banco Central.

Com esse time liberal, o petista conseguiu fazer uma das gestões mais ortodoxas de nossa história recente. Não houve intervenção do estado na economia para controlar inflação, o governo fez superávit primário para pagar a dívida e o banco central segurou a inflação dentro da meta (seguiu o tripé-econômico criado no governo FHC).

De volta ao cenário atual, a escolha de Lula para um cargo com “superpoderes” vai além de proteger o ex-presidente de uma eventual prisão, é também uma forma de usar a última carta da manga do PT e resgatar a confiança no mercado. Lula tem demostrado que pretende adotar a mesma estratégia de 2003. Após aceitar o cargo no ministério, ele propôs a nomeação de Meirelles para o Banco Central. Nesse momento, o ex-presidente deu sinal para o mercado que pode abandonar as intervenções do governo no mercado e adotar uma política séria no controle inflacionário, como aconteceu em seu primeiro mandato.

Ontem o mercado, que acabara de receber uma notícia positiva da economia americana com a FOMC, reagiu positivamente a notícia da possível escolha de Meirelles. As ações de várias empresas dispararam. Mas essa euforia pode ser meramente especulativa.

Diferentemente de 2003, o cenário externo não está favorável para o Brasil. No primeiro mandato do Lula, foi razoavelmente fácil controlar a inflação porque não precisou cortar gastos para fazer superávit primário (dinheiro dos impostos para o pagamento da dívida). A valorização das commodities agrícolas no mercado mundial havia puxado a economia brasileira e permitiu que Lula continuasse aumentando os gastos sem elevar a inflação.

Já nos tempos atuais, em que a China, maior parceiro comercial do Brasil, está em desaceleração e seguido da queda dos preços das commodities no mercado internacional, a solução para a crise brasileira não é nada trivial.  A cartilha ortodoxa para sair desse buraco vai além de escolher um liberal para o comando do Banco Central, é preciso cortar gastos para pagar a dívida. Ou seja, sem ajuda externa, o Brasil precisaria adotar medidas amargas, e isso não é o forte de políticos de esquerda. 

Embora Lula tente mostrar ao mercado que não vai desvalorizar a moeda, isto é, imprimir dinheiro para estimular a economia, em uma das gravações vazadas pelo Juiz Sérgio Moro, Lula paradoxalmente defende a injeção de crédito via BNDES para aquecer a economia. E isso é um sinal claro do que aconteceria com a economia no médio e longo prazo: entraria ainda mais aos frangalhos.

O Lula jamais trairia sua militância para fazer o que ele nunca defendeu e muito menos Dilma Rousseff. O que ambos querem é tentar agradar gregos e troianos. E dessa vez isso não será possível. A escolha de Lula por Dilma é um fracasso igual a escolha do liberal Levy (ex-ministro da Fazenda nomeado por Dilma). O PT já perdeu na economia e não vai demorar muito para cair. E a bolsa  só vai subir de vez quando finalmente esse dia chegar.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...