DOE

A esquerda é realmente a favor dos pobres?

Como muitos devem saber, uma lei de 2012 passou a obrigar os estabelecimentos a emitirem notas fiscais com a discriminação explícita de impostos contidos no valor total da nota.

Muitos devem saber também que a implantação da lei ainda tem sido muito difícil tamanha é a complicação para calcular a incidência tributária no preço de cada coisa vendida. E o número exibido em muitas notas fiscais é uma subestimação, dado que exclui o impacto indireto no preço final de outros tributos pagos pela empresa.

Um amigo me mostrou uma nota onde se via que 37% do valor da nota era de impostos. Fiquei intrigado. Rascunhei uma equação num pedaço de papel para tentar calcular quanto de imposto total (%) que efetivamente pagamos (T).

Lembrando que pagamos impostos diretos sobre a renda (Td) e impostos indiretos sobre a renda disponível gasta em consumo (Ti). Assuma, só para não complicar, que toda a renda disponível (depois de pagar Td) é gasta em consumo. Pois bem. Sem surpresa (e omitindo passos tediosos), chega-se no seguinte:

T = Td + Ti – Td*Ti.

Quanto pagamos em imposto direto sobre a renda (Td)? Bom, há cinco faixas de tributação. O percentual que incide sobre sua renda vai obviamente depender do quanto você ganha — quanto mais do que R$ 4.600,00, mais próximo dos 27,5% esse percentual será. Vamos supor que seja 22%.

Quanto pagamos em impostos indiretos sobre a renda disponível gasta em consumo (Ti)? Há, virtualmente, uma infinidade deles. Tem produto com alíquota de 55% (vinho) e tem produto com alíquota de 17% (arroz e feijão). O percentual que incide sobre seu gasto em consumo vai obviamente depender do que tem dentro da sua cesta. Vamos supor que seja 30%.

E aí, deu quanto?

Plugando os números desse cenário na equação acima chega-se à deliciosa conclusão de que nada mais nada menos do que quase metade da sua renda (cerca de 45%) vai para os cofres do governo. É muito!

E mesmo sim, frequentemente temos que escutar indivíduos que se dizem “progressistas”, “de esquerda”, falar que pagar muito imposto não é um problema. É sim — uma tributação dessa magnitude é enormemente distorciva e com óbvios impactos sobre a eficiência.

Junte essa tributação draconiana com o virtual fechamento da economia ao exterior por meio de pesadíssimos tributos (que muitos alcunham pelo nome de “processo de substituição de importações”) e temos aí um dos arranjos mais perversos contra os mais pobres que você vai ver nesse mundo. É pra sentar e chorar mesmo.

Esquerda a favor dos pobres? Humrum, sei…

Você é de esquerda e a favor dos pobres? Então pratique o que você prega e reconsidere seriamente suas preferências por líderes carismáticos e envoltos de boas intenções, sempre prometendo “direitos” sem a devida atenção à origem dos recursos para financiar o que realmente importa, que é a provisão desses direitos.

Ouso dizer que se você é verdadeiramente a favor dos pobres deve apoiar candidatos e ideias de redução do tamanho do estado e abertura comercial do Brasil. Obrigar as pessoas a pagar o triplo do preço (ou, mais comumente, privá-las de acesso às coisas) sob o argumento de que isso, via proteção, incentivará a “complexidade e diversidade setorial” da indústria doméstica é simplesmente perverso e empiricamente falsificado — como atesta a experiência brasileira de décadas e décadas insistindo nesses ilusórios atalhos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...