DOE

A farsa chamada “Mais Médicos”

O artigo 16 da Lei 12.871 de 22 de outubro de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, dispõe sobre o limite temporário para o exercício da medicina por médicos intercambistas participantes do programa. O dispositivo dispensa a revalidação do diploma destes profissionais estrangeiros nos primeiros três anos de participação. Ou seja, passado este prazo, para exercer a medicina no Brasil, estes profissionais deveriam revalidar o diploma de origem estrangeira, o que ocorre através de um processo no qual incluí um exame de avaliação de conhecimento na respectiva área, em conformidade com o art. 48, § 2º da Lei 9.394.

O prazo está chegando ao fim e para contornar isso, na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, a presidente Dilma Rousseff anunciou a prorrogação da permanência de sete mil profissionais participantes do Mais Médicos formados no exterior por mais três anos. O pronunciamento foi feito diante de autoridades, integrantes do programa e militantes do Partido dos Trabalhadores. Estas e outras medidas foram anunciadas na mesma solenidade com o escopo de agradar a base aliada dias antes da votação do processo de impeachment no Senado e desgastar politicamente a possível gestão de Michel Temer. A verba destinada ao Programa já alcança o valor de R$ 2,7 bilhões.

O programa do Governo Federal surgiu, supostamente, com o intuito de levar médicos a lugares carentes nos quais faltam tais profissionais. Não equipamentos adequados para atendimento, mas sim profissionais da medicina. A propaganda do governo, carregada de marketing publicitário, fez alusões pesadas a uma medicina humanística e solidária, uma medicina na qual o trabalho de um médico competente torna-se apalpar carinhosamente o paciente e não fazer um diagnóstico correto e preciso a respeito do estado de saúde do mesmo.

A tentativa esdrúxula de humanizar a medicina torna a mesma ineficaz. De que serve um médico que sabe ouvir desabafos, mas não sabe diagnosticar? O médico não pode deixar o tempo do atendimento se esvair em conversas demoradas sobre coisas que nada auxiliam no exercício da medicina. Um médico competente é um médico prático, que está disposto a ouvir o que estiver ligado ao problema que levou o paciente a consultá-lo e não seus desabafos. O povo brasileiro, educado para ser tolo e carente, ama receber atenção desnecessária. A médica cubana, elogiada por ouvir a “lenga lenga” demorada de uma senhora de algum interior sofrido pelo descaso estatal, poderia, na verdade, nem saber o que passa no organismo da senhora.

O “Mais Médicos” compra todas as prefeituras que usam o jeitinho brasileiro para livrar-se da despesa de pagar um médico, uma vez que o Governo Federal se propõe a pagar o profissional do programa para que as prefeituras participem. Além de servir ao financiamento da ditadura cubana, com o repasse de 60% dos rendimentos desses profissionais por meio de uma operação ilegal. Nos últimos anos, o governo já repassou bilhões de reais para a ditadura cubana por meio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

O triângulo simplista reina nas estratégias esquerdistas: o governo, salvador que busca a solução certeira e perfeita, o vilão (no caso, a classe médica brasileira se tornou o bode expiatório) que defende os próprios interesses e não se importa com os demais e o povo, que deve ser protegido pelo primeiro. A ideia de que a classe médica é corporativista, egoísta e não se importa com uma medicina humana (lê-se que não quer trabalhar gratuitamente para o governo) foi disseminada de forma a discriminar toda uma classe de profissionais, tornando esta classe um grupo que deve ser odiado pelo povo, pois trata-se de vilões que devem ser combatidos, e o governo surge para ser idolatrado pela massa de manobra ao combater aqueles corporativistas que não querem ficar em áreas carentes.

O programa “Mais Médicos” nada mais é do que uma espetacular tentativa de tornar o estado um pai que acolhe seu povo sob suas asas ao resolver problemas que ele mesmo criou. Uma tentativa de divulgar o próprio governo como algo tão bom que torna quem for contra qualquer medida do mesmo alguém que deseja o mal do povo para proteger somente os próprios interesses. Estratégia espetacular! Convence os bobos e alegra os tolos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...