DOE

Menos glamourização das favelas, mais apoio ao mérito pessoal

Rafaela Silva ganhou o primeiro ouro brasileiro nessas Olimpíadas. Sendo ela mulher, negra e nascida na favela (Cidade de Deus), a esquerda já cuidou de tomar para si a luta que pertence a ninguém mais do que a própria Rafaela. O que a esquerda esconde é que foi a iniciativa privada que deu chances de Rafaela crescer no judô.

Sua história de vida envolve estar no meio de tiroteios e superação de si mesma no esporte, envolve o auxílio de quem viu nela um bom investimento. Geraldo Bernardes, responsável por formar atletas para quatro edições olímpicas, viu em Rafaela um diamante a ser lapidado.

O ex-técnico da seleção brasileira lançou, então, um projeto social (Instituto Reação) para atender comunidades como a que Rafaela morava. Ela e a irmã foram beneficiadas pelo projeto e logo despontaram. Raquel conseguiu bolsa de estudos, escola particular e o técnico seguiu investindo em ambas, custeando despesas, pois acreditava no investimento e a família era muito humilde. Apesar de menos disciplinada, Rafaela mantinha resultados similares aos da irmã, e ao ver alguns benefícios no destaque da irmã, passou se dedicar mais.

Os patrocínios vieram com os resultados e a profissionalização do esporte melhorou a qualidade de vida da família. Rafaela, por exemplo, deixou a Cidade de Deus para se mudar para o Méier, uma região de classe média. Mas seguiu firme melhorando a performance à sua maneira, e a derrota de Londres a tornou mais faminta por vitórias após um período de crise depressiva. Rafaela é uma mulher da qual devemos nos orgulhar não por simplesmente ser da favela, mas por ter se tornado o que se tornou.

As favelas são glamourizadas por aqueles que passam longe dela enquanto aqueles que lá vivem sofrem a realidade dura de um ambiente caótico e perigoso, no qual muitas vezes há sério risco de vida. Somente glamouriza o caos e sofrimento quem está no conforto e segurança de seu lar protegido.

As favelas são o símbolo máximo de como um estado grande e interventor na vida das pessoas pode levar ao fracasso. Rafaela Silva é o símbolo do que o indivíduo é capaz de fazer, com o auxílio voluntário de outros indivíduos, que, ao trabalharem em conjunto, podem ser capazes de obter resultados incríveis.

A preocupação com as pessoas que vivem nas favelas não existe para esquerda. O que existe é apenas a instrumentalização destas para um discurso ideológico quando convém.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...