DOE

O desfile da Chanel em Havana e a tara da esquerda caviar pelas ditaduras nazifascistas

Qual não foi minha surpresa ao abrir o Instagram e deparar com a divulgação do mais recente desfile da Chanel em Havana? Surpresa nenhuma… Não é de hoje que o mundo da moda gira em torno de símbolos e de seus diversos significados no imaginário coletivo. Sempre foi assim, desde que o mundo é mundo, e, em especial, desde que o mercado capitalista da moda passou a existir. Quando se trata da ilha prisão queridinha da esquerda caviar, aí é que a insana idolatria a símbolos encontra seu par perfeito dentro do padrão estético de estilo, elegância, cultura e valores morais a ser comercializado a uma leva de consumidores ao redor do mundo.

Não há mal nenhum no mercado da moda. A moda torna o mundo mais harmônico e bonito, na minha singela opinião, pois transforma tudo e afeta a todos, comunicando valores através da estética, sejam eles rasos e efêmeros, ou complexos e revolucionários.

O que incomoda é a hipocrisia do discurso que ronda as grandes indústrias da moda e, consequentemente, seu público. O marxismo oldschool (hoje temos o marxismo Ri Happy) chamava de “fetichismo da mercadoria” esse fenômeno de comercialização de tudo e qualquer coisa através das grandes indústrias. Não é irônico que o furor “revolucionário”, surgido no âmago das revoluções industriais a fim de combate-las e subverter o status quo, tenha se transformado justamente num produto dessas mesmas indústrias? Irônico e batido, sabemos, tanto quanto sabem também os publicitários que fizeram com que Che Guevara e seu Rolex servissem a uma campanha para a famosa marca de relógios de luxo. Hipocrisia também é a cara da esquerda caviar brasileira, que entra em êxtase com apartamentos de luxo em Paris, iPhones e desfiles de marcas de luxo em Havana.

Esquerda caviar que compra a ideia de que o regime castrista fez de Cuba um paraíso na terra com seus automóveis antigos e edificações paradas no tempo, enquanto estão pouco se lixando para as mazelas da recente história da Revolução Cubana. Afinal, trata-se de uma sociedade às margens do cruel capitalismo… Sucesso garantido! Basta esconder o lado feio da história. Pronto. Aplaudem a boina de guerrilheiro revolucionário utilizada nos desfiles da Chanel e ignoram solenemente todas as vítimas assassinadas pelo detentor do ímpeto psicótico que fez a fama dessa boina, que agora volta a ser um ícone da moda.

A realidade atual da era da informação não admite que haja margem para cinismos, hipocrisias ou a velha desculpa da ignorância. Todos temos acesso a informações, desde as desnecessárias que nos bombardeiam cotidianamente até as mais variadas teses e pesquisas científicas, benefícios estes conquistadas pelo capitalismo. Não há mais desculpa para ser um ignorante, a não ser que você viva na Coréia do Norte, Venezuela ou na própria Cuba, locais onde o governo controla o acesso da população à Internet. Logo, o que faz alguém venerar uma famosa modelo usando a boina do Che Guevara como se isso fosse o suprassumo da moda cult?

Conhecer a vida e a obra de Gabrielle “Coco” Chanel, e verificar que existem fortes indícios de ligação entre sua fundadora e o regime nacional-socialista de Hitler (vulgo nazista), para o qual ela contribuiu, é apenas mais um dos detalhes ocultos dos bastidores da história. Alguns estudiosos, como o jornalista investigativo e biógrafo Hal Vaughan, sugerem que a famosa estilista, além de ser uma irremediável antissemita, chegou a atuar como espiã de Hitler, fornecendo informações privilegiadas de autoridades das nações aliadas ao eixo nazifascista, o que favoreceu, e muito, a consolidação da sua marca.

Chanel deixou um legado bem maior do que aparenta a seu herdeiro, Karl Lagerfeld. Diretor criativo da marca, ele é igualmente um entusiasta de movimentos sociais, ainda que sejam aqueles vistos superficialmente como opostos à ideologia nazifascista. O engajamento de Karl Lagerfeld em algumas causas tem sido notório pelo que se denota a partir de algumas das suas coleções. Fica o questionamento se há intenção real de contribuir de alguma forma para essas causas ou se ele apenas surfa na onda da moda, a qual reflete e leva consigo os principais acontecimentos do mundo. A tendência é concordar mais com a última hipótese, mesmo que as aparências levem todos a imaginar que se trata da primeira hipótese.

Independente de intenções, Chanel é uma locomotiva dessa indústria. Ela não apenas move o mercado da moda como cria muitos dos valores que serão consumidos nesse mercado. Torcemos para que ao menos uma ínfima parte do dinheiro movimentado por essa indústria com o recente “oba-oba” em torno da ilha cubana e todo esse fetiche quanto ao significado da existência do regime castrista sirva à população cubana. Infelizmente, é mais provável que apenas integrantes da família Castro ou pessoas que pertencem ao alto escalão do governo dos ditadores cubanos possam usufruir desse dinheiro.

Com o contínuo processo de abertura econômica da ilha, uma fresta de capitalismo renasce oficialmente junto com a esperança de que a população possa ter mais acesso aos benefícios que apenas o mercado capitalista proporciona. E não apenas a bens materiais, já que a história mostra reiteradas vezes, desde a revolução jacobina do séc. XVIII, que impor uma revolução com  mudança no status quo de uma sociedade mediante o uso da força e da violência é seguir rumo ao caos despropositado e à injustiça, que se refletem não apenas na seletiva produção e distribuição de bens materiais, como também no forte cerceamento das liberdades individuais.

A abertura de Cuba para o capitalismo é mais uma demonstração, desde a derrubada do muro de Berlim e posterior queda da URSS, de que regimes totalitários apenas levam à miséria. O problema é o mundo ignorar todos os crimes ali cometidos pelo governo contra seu próprio povo e permitir que esse mesmo governo siga intermediando as relações do mercado com a população. Mas parece que Karl Lagerlfed e seu público não ligam muito. Pelo visto, não era apenas Chanel que curtia um nacional-socialismo.

Co-autora: Vanessa Rodrigues

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...