DOE

O Direito em uma sociedade livre

O homem é um animal político e tende à associação com outros homens. Agora a “novidade”: o homem é um ser racional e, usualmente, não agirá de formas prejudiciais a si próprio, de forma tal que, via de regra, procurará se relacionar com os outros através de trocas voluntárias, de forma livre e espontânea, buscando a satisfação. Irrevogavelmente, sempre que houver uma intervenção negativa nesta troca, as partes não saem tão satisfeitas quanto poderiam.

Entre estas intervenções negativas, a mais catastrófica é a falta de estabilidade social: quais seriam as garantias do respeito a um acordo em um mundo como o de Mad Max, por exemplo? Eis que desponta uma das mais importantes funções do Direito: estabilidade, previsibilidade de comportamentos e garantias. Em suma, segurança. Na verdade, de acordo com Hayek (1984, pag. 86), o que mais claramente distingue um país livre é a observância aos grandes princípios do Estado de Direito.

O jurista Herbert Hart (2001, pag. 210) identificou que deve haver no Direito um mínimo de conteúdo essencial para que se mantenha a cooperação entre os homens. De forma resumida, este conteúdo mínimo baseia-se na: proteção à vida, pois se ela não é minimamente garantida, não há propósito em regulá-la; proteção à propriedade, pois os recursos são limitados, e uma sociedade baseada no roubo terminaria em caos; proteção à liberdade, pois a humanidade não pode ser essencialmente boa durante todo o tempo.

Este conteúdo mínimo está de acordo com o de filósofos liberais, como Locke, mas ainda é amplo e pouco definido. Quais seriam as leis ideais para um sistema jurídico que preza pelas trocas voluntárias? Em primeiro lugar, o ideal liberal para que cheguemos a esta conclusão é a unanimidade alcançada na base de discussão livre e completa (FRIEDMAN, 1988, p.29). Contudo, convenhamos que unanimidade, em várias situações controversas, é uma utopia, mas não para questões como a proibição de coação física, intimidação, fraudes, etc. Estas questões são baseadas em princípios gerais.

Por outro lado, e aqui voltamos a Hayek (1984, pag. 88), se a imparcialidade do juiz é essencial para alcançar a justiça, tão importante é a imparcialidade do legislador, que deve criar leis aplicáveis a situações gerais, mas não de acordo com um objetivo do próprio Estado. A Justiça é representada com uma venda por um motivo.

Vários problemas surgem quando o Estado tem um objetivo e usa o Direito para atingi-lo. Quando o Estado investe dinheiro público em um setor para estimular a produção e consumo, cria-se uma demanda superficial baseada não em trocas voluntárias, mas em um ato de poder do Estado, por exemplo.

Entretanto, a mais problemática questão é a criação do precedente do uso do Estado para atingir objetivos específicos dos governantes. Suponha uma administração que preze pelo investimento no setor agrícola e que use o Direito para criar benefícios e subsídios para este setor. Uma administração futura poderá ser contra o favorecimento ao setor agrícola e a favor do setor minerário, então a ordem para a base aliada no congresso será acabar com os benefícios do setor agrícola e beneficiar o setor minerário. Isto gera gastos desnecessários, incerteza, insegurança e falta de estabilidade nas relações sociais.

A criação de princípios gerais para o Direito impediria, entre outras coisas, a orgia jurídica de favorecimentos baseados na vontade dos governantes e garantiria mais estabilidade nas relações baseadas em trocas voluntárias. Encontrar estes princípios será um processo complicado, mas, contanto que baseie-se na discussão livre e completa, levará a uma organização social que seja gratificante para todos, e não somente para os que detêm o poder hoje.

VALE A PENA LER:
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
HART, H. L. A. O Conceito de Direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
HAYEK, Friedrich A. O Caminho da Servidão. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1984.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...