DOE

O histórico brasileiro de tentativas de instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF)

O artigo 153, inciso VII, da Constituição Federal estabelece a possibilidade da União Federal instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas (“IGF”), mediante a edição de uma lei complementar pelo Congresso Nacional. Trata-se de uma inovação da Constituição de 1988 – não existente nas outras constituições brasileiras – que absorveu a tendência de tributos semelhantes existentes na Europa, tais como os impostos sobre fortunas da França (os revogados Impôt sur lês Grandes Fortunes e Impôt de Solidarité sur La Fortune).

A Constituição Federal prevê a competência da União Federal de criar tal imposto sobre grandes patrimônios, mas o exercício efetivo deste poder de tributar depende da edição de uma lei complementar, razão pela qual o brasileiro ainda não é incomodado com mais um tributo que comprometeria o direito de propriedade e a liberdade do cidadão.

Inicialmente, deve-se ponderar sobre as dificuldades semânticas e práticas de dimensionar a “fortuna”, uma vez que o país apresenta notórias desigualdades sociais, dado o intervencionismo histórico do estado sobre a economia e os impedimentos burocráticos à prosperidade negocial. Além disso, o Brasil apresenta um alto fluxo de riquezas decorrentes da exploração da terra e um baixo nível de especulação financeira e exploração de bens imateriais. Em seguida, um novo desafio deverá ser superado: dimensionar o que seria uma “grande fortuna”.

A possível repulsa social e as dificuldades políticas da criação desse imposto foram reconhecidas pelo constituinte, na medida em que este determinou expressamente que o imposto sobre grandes fortunas pode ser instituído mediante a edição de uma lei complementar. Vale lembrar que a “lei complementar” se diferencia da lei comum (ou “lei ordinária”), pois para a aprovação deste instrumento legal é necessária a maioria absoluta na votação pelo legislativo, enquanto as leis comuns demandam a maioria simples. Além disso, as matérias de trato exclusivo por via da lei complementar não podem ser objeto de edição por meio de Medidas Provisórias (conforme o artigo 62 da Constituição Federal).

O histórico brasileiro de tentativas de instituir o IGF se origina com o Projeto de Lei Complementar nº 162/1989 proposto pelo então Senador Fernando Henrique Cardoso. O projeto não prosperou e por mais de uma década as discussões acerca desse imposto ficaram restritas aos meios acadêmicos, considerando que o Brasil precisou superar inúmeros entraves econômicos para adquirir certa estabilidade nesse período.

No ano de 2008, a Senadora Serys Slhessarenko propôs o Projeto de Lei Complementar nº 50/2008 versando sobre a instituição do imposto sobre grandes fortunas. No mesmo sentido, caminhou as proposituras do Projeto de Lei Complementar nº 100/2008 do Senador José Nery e o Projeto de Lei Complementar nº 128/2008 do Senador Paulo Paim. Esses três projetos foram arquivados no Senado Federal.

O senador Antonio Carlos Valadares propôs em 2011 o Projeto de Lei Complementar 534 que estabelecia a incidência do IGF sobre o patrimônio (“conjunto de bens e direitos de qualquer natureza” no texto do projeto) a partir de 2,5 milhões de reais, ressalvados o imóvel residencial de até 1 milhão de reais e os bens e equipamentos de produção em trabalho autônomo de até 1,5 milhão de reais. Propunha ainda uma tabela progressiva do IGF, com alíquotas variando entre 0,5% e 2,5% de acordo com o patrimônio (a alíquota de 2,5% incidiria sobre o patrimônio superior a 40 milhões de reais). O projeto está nas gavetas do Senado Federal.

A iniciativa mais recente de instituir o imposto sobre grandes fortunas decorre do Projeto de Lei Complementar nº 315/2015 de nova autoria do Senador Paulo Paim (PT do Rio Grande do Sul), o qual incidiria sobre o patrimônio das pessoas físicas de valor superior a 50 milhões de reais, excluídos os imóveis residenciais e os bens de produção de qualquer valor, os bens de consumo não alienáveis e os bens guardados pela cláusula de inalienabilidade. A alíquota incidente seria de 1% e a proposta comporta a possibilidade de alguns abatimentos na base de cálculo, tais como os tributos incidentes sobre o patrimônio (IPVA, IPTU, ITR, ITCMD e ITBI). Esse projeto de lei está atualmente na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.

O fato é que em nenhuma dessas tentativas de criar o IGF no Brasil foi apresentado um estudo preliminar sobre os impactos econômicos decorrentes da instituição desse novo imposto, demonstrando, assim, o nível especulativo e ideológico dos projetos. Os valores de base de cálculo dos projetos não são construídos a partir de dados objetivos. Aliás, considerando a análise comparativa, ainda é desconhecido pela academia qualquer estudo sério sobre um estado que tenha instituído um tributo semelhante e que tenha concomitantemente incrementado as receitas e preservado o investimento nos seus limites territoriais.

É praticamente impossível conceber que a instituição de um imposto sobre grandes fortunas no Brasil poderia incrementar as receitas do estado sem implicar na fuga de investidores e no abalo das expectativas da indústria e comércio. Aqueles que afirmam, com base nos números internacionais (considerando recente estudo publicado da OCDE), que o Brasil tributa pouco a renda e o patrimônio, simplesmente desconsideram o número de tributos existentes no país, a elevada carga tributária sobre a produção e o consumo, o número de horas investidas no cumprimento de obrigações tributárias instrumentais e o nível de intervenção estatal no desenvolvimento dos negócios. A análise deveria considerar todos os tributos existentes e todas as limitações impostas pelos governantes.

O imposto sobre grandes fortunas, portanto, representa mais uma forma de intervenção na liberdade e na propriedade daqueles que detêm maior potencial de investimento, determina um contexto de incentivo à alocação de capital em outros países com tributos menores e em nada colabora com um projeto de reconstrução econômica. Os defensores do IGF também desconsideram os postulados que convergiram para a determinação do modelo teórico da curva de Laffer. Tais defensores acabam por fomentar a ânsia arrecadatória fiscal e a ausência do crescimento pelo mecanismo da concorrência e do ambiente livre para a realização de negócios.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...