DOE

Por que o feijão está mais caro e como o sistema de preços livres solucionará o problema

Muitos têm reclamado ultimamente do preço do feijão. Somente nos últimos meses, o preço desse alimento típico da culinária brasileira disparou 28%. A explicação para essa disparada não é somente a inflação causada pela impressão de dinheiro feita pelo Banco Central, mas principalmente motivos climáticos. Algo semelhante aconteceu em 2013, quando o preço do tomate disparou 220% devido à seca no Nordeste e às cheias na região Sul.

Mas por que o preço sobe? Felizmente, o Brasil ainda possui um sistema de preços livres para alimentos, ou seja, o governo não controla ou congela os preços dos alimentos, como tem feito o presidente Maduro na Venezuela e como já aconteceu no Brasil durante o Plano Cruzado. Como os preços são livres, quando há queda na oferta de determinado produto, o preço sobe, controlando a demanda. No caso do feijão, como há menos oferta do produto no mercado devido à queda na produção, o preço sobe. Isso explica porque as prateleiras estão vazias na Venezuela, onde os preços dos produtos foram congelados. Sem a possibilidade de aumentar os preços quando a oferta diminui ou os custos aumentam, os produtores simplesmente param de produzir ou reduzem a produção.

O aumento de preços não é nada agradável aos consumidores e não é à toa que milhares de brasileiros têm reclamado da alta do preço do feijão nas redes sociais. Então, será que o sistema de preços livres realmente ajuda os consumidores? Primeiramente, os consumidores possuem uma enorme variedade de produtos produzidos graças ao livre mercado, ou seja, enquanto o preço do feijão está caro, outros alimentos estão com preços acessíveis e os consumidores podem optar por eles. Por outro lado, quando um produto fica caro significa que produzir o produto é mais lucrativo, o que estimula os produtores a aumentar a produção deste produto. No longo prazo, o preço do produto, no caso, o feijão, tende a cair por conta do aumento da produção.

O sistema de preços livres, como explicou o economista Ludwig von Mises em seu ensaio “O Cálculo Econômico sob o Socialismo”, é o que permite realizar o cálculo econômico. O mercado utiliza a variável preço para descobrir quais produtos precisam ser produzidos, dado que os recursos são escassos e precisam ser alocados da forma adequada para que não falte produtos. Em uma economia socialista, onde os preços são definidos pelo estado e não seguem a lógica de mercado, o estado é incapaz de descobrir as demandas do povo, o que resulta em escassez de produtos. As prateleiras vazias na Venezuela e no Brasil do Plano Cruzado, além da lista limitada de produtos existentes na economia cubana, validam essa teoria.

O aumento do preço do tomate em 2013 no Brasil mostra como o sistema de preços livres é eficiente. Com a menor oferta de tomate, o mercado subiu o preço para não faltar o produto. Os produtores, ao perceberem que produzir tomate era mais lucrativo do que produzir outros alimentos por conta do preço elevado, começaram a alocar recursos para produzir tomate na safra posterior. O resultado disso foi o excesso de tomates no ano seguinte. O tomate ficou tão barato que alguns produtores os jogaram na terra para utilizá-los como adubo e produzir outros alimentos, pois o preço do transporte era mais caro do que o próprio preço do tomate vendido no mercado, o que reduziu o excesso de tomates no mercado e, portanto, estabilizou os preços no ano seguinte.

Basta haver qualquer mudança brusca de preços no mercado para a esquerda aproveitar a situação e culpar o sistema de preços livres pelos problemas existentes, como se o mercado fosse culpado pelo fator climático que afetou a produção de feijão. Um produto caro em um mercado livre é uma oportunidade de ganhar dinheiro. Pode estar certo: vai sobrar feijão na próxima safra porque não faltarão produtores querendo ganhar mais dinheiro com os altos preços atuais. Enquanto isso, no “maravilhoso” sistema socialista, onde o estado controla os preços na canetada, ao invés de haver feijão barato, o povo é obrigado a racionar todos os alimentos ou ficar horas nas filas de supermercados sempre desabastecidos para não morrer de fome.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...