DOE

Qual o problema em ser “bela, recatada e do lar”?

Na posse da presidente Dilma, em 2011, a esposa do vice-presidente Michel Temer roubou a cena. Marcela Temer chamou atenção e gerou comentários nas redes sociais por ser bonita, elegante e ter uma visível diferença de idade em relação ao marido, 43 anos mais velho. Na época, Michel não passava de “vice decorativo” e ninguém se incomodava com o PMDB, a esquerda festejava a permanência do PT no poder por mais quatro anos e não houve muito incômodo com os comentários a respeito da esposa do vice.

Em 2016, Marcela novamente está em alta nas redes sociais, mas, dessa vez, causou a ira de feministas e feministos de Facebook. A Revista Veja esta semana dedicou algumas páginas para uma reportagem a respeito do estilo de vida caseiro e discreto da quase primeira-dama. Intitulada “Bela, recatada e do lar”, a matéria mostra a rotina de Marcela e sua vida com o marido. Ela é uma bacharel em direito que nunca exerceu a profissão e que tem o tempo preenchido por tarefas como cuidar do filho de sete anos, frequentar cabeleireiros, dermatologistas famosos e restaurantes badalados, além de ficar de olho nas redes sociais para falar ao marido sobre como anda o debate na rede. Particularmente achei a reportagem um tanto boba e o estilo de vida de Marcela bem desinteressante e monótono, mas, vida privada é uma escolha pessoal.

Entretanto, é óbvio que a esquerda, que adora desviar o foco da questão do impeachment e da incompetência de Dilma, utilizou a reportagem para tentar fazer uma problematização completamente vazia e descabida. Revoltados com o fato de Marcela ser simplesmente uma mulher “do lar”, bonita e que vive à sombra do marido, essas pessoas estão enchendo as redes sociais com textões contra o “machismo” embutido na revista e fotos pessoais que mostram mulheres no bar, bebendo ou qualquer coisa que as distanciem do estereótipo da quase primeira-dama, usando o título da reportagem como legenda. Argumenta-se que o que foi escrito, bem ao estilo das revistas femininas dos anos 50, estava exaltando o estilo de vida doméstico, como se apenas mulheres como Marcela fossem exemplos de boa postura feminina na sociedade e exemplo a ser seguido por todas.

Devo dizer que quem interpretou isso na reportagem provavelmente está incluído na pesquisa que mostra que mais de 50% dos universitários brasileiros são analfabetos funcionais. Li a reportagem ainda ontem, antes de todo o burburinho no Facebook e Twitter, e ainda reli duas vezes antes de escrever este artigo, porque talvez eu mesma poderia não ter lido direito e deixei passar batido alguma apologia ao machismo. Mas não, nada disso. É mais uma polêmica boba de rede social, visto que tudo não passou de uma forma de mostrar a esposa de Michel Temer, figura que está em alta em razão do processo de impeachment em andamento. Em momento algum o estilo de vida dela foi colocado como sendo o ideal e digno de admiração, é simplesmente uma descrição de como Marcela vive o seu dia-a-dia e administra a sua vida. Se ela fosse uma advogada de sucesso e ainda sem filhos, provavelmente sua carreira teria sido o foco. Caro amigo esquerdista, feminista ou feministo, você apenas caiu na estratégia de marketing da revista e está fazendo a audiência da Veja, que você tanto despreza, aumentar. Ou será que eu vou ter que desenhar que o título foi proposital e que graças a vocês o objetivo foi alcançado com sucesso?

Aliás, curioso: Lula chamar as mulheres do partido de “grelo duro” (expressão que NÃO é típica do nordeste, mas que pode ser interpretada como uma referência à uma lésbica masculinizada) é “lindo”, “elogio” e algo que várias militantes sentem orgulho de segurar um cartaz com essas palavras, mas, uma revista dizer que uma mulher específica é bela, recatada e do lar é um absurdo, machismo, fascismo e atraso? Não é a toa que qualquer pessoa com o mínimo de discernimento não leva esse tipo de debate ou problematização a sério devido a toda essa indignação seletiva. Além de não se importar com o machismo latente nos comentários do ex-presidente Lula, ainda mostram, mais uma vez, que não lutam pelos direitos das mulheres, visto toda a chacota e incômodo com uma mulher que vive sua vida de maneira discreta, caseira e voltada para a família. Marcela tem todo direito de cuidar da família, do marido ou de simplesmente ter uma vida fútil, do mesmo jeito que nós temos o direito de sair para a balada, beber whisky, não usar salto alto, não casar, não ter filhos ou priorizar nossa carreira. Tudo isso faz parte da liberdade de escolha do indivíduo, assim como suas consequências.

O lugar da mulher não é onde xs feministxs acham que deve ser, tampouco vocês têm o poder de moldar o comportamento de todas nós. Espero que Marcela Temer não tenha se sentido acuada com toda a chacota que estão fazendo utilizando seu nome, visto todo seu histórico de discrição e pelo fato de não gostar de aparecer na mídia. Você é livre para ser o que é, Marcela. Lugar de mulher é onde ela quiser e não onde o movimento feminista acha que deve ser.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...