DOE

Quando dois limões irritam mais do que toneladas de lama

Nesses tempos de patrulhas do pensamento e de militâncias ideológicas, pensar está cada vez mais difícil. Sim, pensar: o pensamento exige um exercício ativo de apreensão, compreensão e intercâmbio de idéias, interiores e exteriores ao indivíduo. Parece que quanto menos se pensa, melhor; não só para ter serragem no lugar do cérebro, o que é extremamente confortável para a maioria, mas para também ser reconhecido como um grande entusiasta da coletividade e da justiça social.

A democracia “burguesa” não para: precisamos promover a igualdade, erradicar os preconceitos da face da Terra, diminuir a distância entre ricos e pobres; tudo isso, evidentemente, intermediado pelo cândido e probo governo, o portador de todas as virtudes, de todos os poderes e de todas as burocracias possíveis do universo. É ele que, com seus engomados e muito bem-pagos burocratas irá dar um pouco de dignidade aos miseráveis, atenuando sua miséria. E eu acabo de descobrir que a miséria é um grau, não uma condição. Vivendo e aprendendo.

Paralelo a isso, eis que vem a mim o produto final da digestão dos que pensam com o intestino: a propaganda da Pepsi, na qual os dois limões dizem, em tom de crítica, que “o mundo está chato”, é acusada de “desmerecer as ações das minorias”. Perceba, leitor, que um gay, um negro ou um pobre pode ficar irritado se você julgá-lo pela sua respectiva condição sexual, racial ou monetária, mas parte deles usam, ao mesmo tempo, tais condições como agenda. Afinal, é ou não é para enxergar as minorias como minorias?

Sem embargo, na onda alucinada do esquerdismo esquizofrênico – que causa mais destruição do que qualquer catástrofe – está a destruição causada pelo rompimento da barragem da Samarco em Minas. Passaram-se meses, e nada foi feito – os trâmites jurídicos estão empacados, e as famílias atingidas continuam desprovidas de simplesmente tudo. Pouco foi feito além das rarefeitas manifestações de cunho ideológico, principalmente, contra a maldita iniciativa privada que, junto da nefasta ganância capitalista, que seria a responsável por todo o desastre.

Enquanto isso, os cavaleiros da justiça social estão mais preocupados em observar – e punir – uma publicidade de teor cômico que não critica ninguém diretamente e que não faz menção nenhuma, que não fere ninguém. O limão irrita mais do que a lama – a patética representação de dois frutos cítricos conversando enquanto bebem refrigerante de cola é pior do que uma avassaladora onda de sujeira lamacenta.

A hipocrisia é a rainha absoluta. Temos negros nazistas, socialistas de iPhone, libertários captando dinheiro via Lei Rouanet e indivíduos que dizem amar a humanidade mas são incapazes de amar o próximo. E assim caminha a humanidade.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...