DOE

Quem colonizou o Brasil foi a iniciativa privada e não o estado

Em 1383, em meio a peste bubônica e ao fechamento da rota da Flandres (fazendo de Portugal passagem obrigatória para o Mar Mediterrâneo e do Norte), morre o último rei da Dinastia de Borgonha, D. Fernando I, que não deixara herdeiros. A vacância do trono lançou o reino numa seríssima crise sucessória, a qual tinha dois grupos principais que lutavam pelo trono: o de Dona Leonor Teles, viúva de D. Fernando, a qual desejava a junção de Portugal ao Reino de Castela (Espanha), e o de D. João, irmão do falecido, que tinha o apoio da burguesia nacional, da nobreza e da plebe.

Como se percebe, leitor, a Revolução de Avis – a luta entre esses dois grupos – resultou vitoriosa para o segundo grupo: não fosse assim, hoje estaríamos falando castelhano ou algum outro dialeto hispânico e muito provavelmente o Brasil seria mais uma das repúblicas caudilhescas, fracionadas e com história sanguinária à semelhança dos nossos vizinhos.

Conseguintemente, a instauração da Dinastia de Avis, comandada por D. João I, foi a centelha que impulsionou o lançamento de Portugal aos mares e a posterior colonização desta terra brasileira. Mas, será que foi efetivamente o estado português o grande responsável pelo estabelecimento de uma colônia?

Já em 1530, no momento em que os primeiros negros foram trazidos para trabalhar no nordeste, Portugal criava o sistema de capitanias hereditárias, no qual o território era dividido pelo estado entre diversos particulares, permitindo a factual instauração de uma civilização no litoral. Entretanto, enquanto a iniciativa privada (a burguesia portuguesa e holandesa, principalmente) trazia os primeiros pés de cana-de-açúcar, financiava o plantio, a produção e o transporte do açúcar para a Europa, a Coroa Portuguesa permanecia como proprietária soberana sobre as terras – nada fazia, nada financiava, em nada era onerada; simplesmente, tinha o poder de justiça sobre os colonos e cobrava impostos, por incrível que pareça, mais leves do que os que pagamos hoje em dia – e, ainda por cima, realizava brilhante ingerência no território, mandando e desmandando, a bel prazer, nas situações econômica e política da empresa colonizadora.

Não é de se espantar que apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco tenham conseguido obter algum êxito econômico. Se, de um lado, a Coroa Portuguesa concedia as terras, do outro, ela cobrava impostos, intrometia-se politicamente e economicamente nas capitanias e, ainda, prendia quem julgava descumprir as regras. Os donatários, por sua vez, tinham de lidar com o ambiente selvagem e desconhecido do território brasileiro, com invasões estrangeiras e constantes ataques indígenas e, para coroar, pagar tributos. No entanto, as capitanias foram extintas apenas em 1759, com o Marquês de Pombal – prova de que a iniciativa voluntária, mesmo através de concessão, é capaz de contornar a maior parte das adversidades, desde que haja demanda.

“Quando eu era jovem, achava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. hoje, tenho certeza.” (oscar wilde)

Durante o ciclo do ouro, não foi diferente: com o Brasil melhor articulado nos transportes, mais urbanizado e com comércio interno mais intenso, dependendo muito menos da metrópole, as cortes portuguesas, que torravam todo dinheiro conseguido com o metal precioso na Europa em itens supérfluos vindos da França e da Inglaterra, ainda decretavam medidas autoritárias como a derrama e impostos abusivos como a capitação e o quinto (que, ainda sim, eram mais leves do que a carga tributária de hoje). Tiradentes, por exemplo, foi apenas um dos que morreram pela insatisfação com a coroa – isso porque o controle estatal era muito inferior ao que existe hoje na nossa “democracia”.

Note-se que toda empresa colonial brasileira foi lograda por interesses privados: o estado português tinha mera função controladora, dando a nós a herança cultural e da língua. Então, toda vez que alguém estiver exaltando o estado como necessário, conte a essa pessoa a trajetória colonial brasileira e prove que, sem a iniciativa privada, este país simplesmente não existiria.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...