DOE

Robin Wright e a equiparação salarial entre gêneros em House of Cards

Recentemente foi noticiado que a atriz Robin Wright buscou equiparar seu salário por episódio ao de Kevin Spacey na série House of Cards. Wright interpreta a mulher de Frank Underwood, personagem de Spacey, na ficção. Seu papel lhe deu grande destaque na mídia e demonstrou que a atriz cumpre sua função de forma excelente.

Todavia, se faz necessário avaliar as razões pelas quais mulheres ganham menos do que homens, ainda que exerçam trabalhos equivalentes. É sabido que as chances de mulheres deixarem suas carreiras de lado para se dedicar a família são superiores as dos homens o fazerem. Outro fator é o biológico, mulheres podem engravidar, homens não. Além disto, há uma série de regulações estatais que tornam a força laboral feminina mais cara do que a masculina.

Neste caso, cabe dizer que Spacey tem um valor superior de mercado em razão de seu histórico cinematográfico e reconhecimento quase incontestável entre a crítica, além de premiações por seus trabalhos anteriores ao papel de Underwood. Todos estes fatos antecedem a atuação de Kevin em House of Cards, o que demonstra que o seu valor de mercado já iniciou superior ao de Robin.

É possível observar que o filme de grande repercussão no qual Robin atuou foi Forrest Gump, o qual é lembrado por outros fatores. Kevin Spacey atuou nos filmes Os Suspeitos, Beleza Americana e A Vida de David Gale, os quais se lembra mais do ator do que dos filmes em si em razão de sua brilhante atuação, o qual foi exatamente o motivo do sucesso destes (e de outros) filmes.

Prova disso são as premiações e as indicações do ator. Dois Oscars, de melhor ator principal por Beleza Americana e melhor ator coadjuvante por Os Suspeitos, BAFTA de melhor ator novamente por Beleza Americana e indicação de Globo de Ouro de melhor ator pelo mesmo filme, além de outras premiações e indicações de demais filmes nos quais Spacey atuou.

Não entrando no mérito do uso de ameaça contra a Netflix por Wright e da falta de ética de alegar que viria a público com o fato de ganhar menos do que seu colega de trabalho caso não obtivesse a equiparação e terminar indo a público de qualquer forma, a atriz não deveria ter usado os fundamentos que usou para pedir a equiparação.

O fato de ela ser mulher poderia ter pesado inicialmente de acordo com os fatores mencionados, mas a principal diferença claramente consiste no alto valor de Spacey. A atriz poderia ter atingido o mesmo objetivo demonstrando que as diferenças de gênero não eram compatíveis com sua pessoa e sua igual importância na série – com uma atuação que influencia no sucesso desta – e não utilizando o mero fato de ser mulher.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...