DOE

13 vezes em que petistas mostraram que o impeachment de Dilma não foi “golpe”

A paixão ideológica faz com que os eleitores mais à esquerda moldem suas opiniões a partir do que seus políticos de estimação dizem na TV ou publicam nas redes sociais. A realidade é outra. Há – e sempre houve – um abismo entre o que é dito para imprensa e o que é feito nos corredores e gabinetes do congresso. As críticas, as acusações e as denúncias diante das câmaras não se encaixam no cotidiano de acordos desavergonhados.

As eleições para as presidências da Câmara e do Senado, ocorridas essa semana, incluíram mais alguns fatos na lista que começou já na sessão do impeachment, quando um acordo envolvendo todos os partidos sacrificou o mandato da petista, mas preservou seus direitos e regalias como ex-presidente, evitando que fosse punida pelo crime de fraude fiscal que cometeu, mas premiada pelos serviços prestados à organização criminosa comandada por Lula.

A sistemática repetição do discurso do “golpe” faz parte do show da esquerda. É a velha estratégia de construção de uma narrativa vitimista que ecoa entre a população e especialmente entre seus militantes, mas não na política. As relações entre os políticos se dão noutra frequência.

Dizem que não há amigos em Brasília. Acrescento: também não há inimigos.

Lembrando que os petistas dizem que o impeachment foi um “golpe” orquestrado por um conluio do PMDB com o PSDB, vamos aos fatos:

1 – O fatiamento da votação final do processo de impeachment no senado e a preservação dos direitos políticos de Dilma foram articulados por lideranças do PT e do PMDB sob orientação de um advogado ligado ao PSDB (leia aqui, aqui, aqui e aqui).

2 – Segundo o TSE, o PT formou alianças com os partidos “golpistas” (PMDB e PSDB) em 1683 municípios nas eleições de 2016 (leia aqui e aqui).

3 – O PC do B, o mais aguerrido aliado do PT na campanha contra o “golpe”, aliou-se ao “golpista” PSC (de Jair Bolsonaro e Marco Feliciano) no Maranhão (leia aqui).

4 – Para a prefeitura de São Paulo o PT escolheu como vice, na chapa de Haddad, o “menino de Temer” – como Gabriel Chalita é conhecido no meio político – dada a proximidade com o presidente “golpista” (leia aqui).

5 – Logo depois do “golpe”, os assessores de Dilma ganharam empregos no mesmo Senado que finalizou o processo de impeachment. Entre os agraciados estão Gilberto Carvalho e José Eduardo Cardozo, dois ex-ministros da Justiça de Dilma (leia aqui).

6 – Se Michel Temer exonerou alguns petistas da direção de estatais, tratou de colocar petistas na diretoria de empresas subsidiárias ou empresas que têm participação do governo. Alguns casos: Raul Moreira foi para a Alelo; Paulo Ricci foi para a BB DTVM; Júlio Cezar foi nomeado presidente da empresa Cateno; Dan Conrado foi colocado no Conselho da Vale; Aldemir Bendine, ex-presidente do BB que se aposentou aos 50 anos de idade, ganhou uma cadeira no Conselho da BRFoods com um salário de R$ 50 mil por mês (leia aqui e aqui).

7 – Dilma anunciou que escreverá um livro de memórias. A assessora de Ricardo Levandowski irá assinar a introdução e Renan Calheiros irá assinar apresentação. Ou seja: uma presidente que se diz “golpeada” convidou para apresentar seu livro as pessoas que homologaram o “golpe” (leia aqui).

8 – Guilherme Boulos, líder do grupo terrorista MTST ligado ao PT, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo de 2016, honraria conferida pelo parlamento que ele acusa ser “golpista” (leia aqui).

9 – Michel Temer nomeou Nísia Trindade, mais uma petista “contra o golpe”, como presidente da Fiocruz (leia aqui).

10 – Duas semanas depois de assumir a prefeitura de Araraquara, o ex-ministro petista Edinho Silva se encontrou com o presidente “golpista” para acertar a liberação de verbas (leia aqui).

11 – Na eleição para a presidência do senado, o PT sequer cogitou lançar um candidato próprio. Preferiu apoiar Eunício de Oliveira, que votou a favor do impeachment, apoia o governo Temer e é investigado na Lava Jato (leia aqui, aqui e aqui).

12 – Na eleição para a presidência da Câmara, os deputados da linha auxiliar petista tinham como opções candidatos do PDT e do PSOL, mas uma semana antes da eleição o PC do B já anunciava o voto no “golpista” Rodrigo Maia (DEM) (leia aqui).

13 – O PT também ignorou os colegas socialistas e, seguindo orientação de Lula, juntou-se ao PSDB e ao PMDB para votar em Maia, maior aliado de Michel Temer no Congresso (leia aqui).

Os petistas deveriam fazer um favor a si mesmos: parar de ser ridículos. Enquanto gritam “golpe”, até os políticos e burocratas petistas estão rindo de vocês.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...