No último mês a Amazon, empresa pioneira no comércio eletrônico e em serviços digitais, anunciou a transformação de um velho hotel no centro de Seattle em residência temporária para moradores de rua. A compra do imóvel foi feita para expansão dos escritórios da empresa, mas até meados de 2017 foi cedido para abrigo onde até 200 pessoas podem ter um local seguro para viver.
Em uma parceria que conta com a gestão da organização sem fins lucrativos Mary’s Place (formada por membros da Igreja Maria Madalena), o local oferece café-da-manhã, jantar, lavanderia além de receber doação direta de clientes da Amazon. Como condições para os moradores estão a responsabilização pela procura de empregos, estudos e treinamentos técnicos, além de estabelecer metas semanais para busca para estabilidade financeira.
O executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos, também fez uma doação de 1 milhão de dólares a instituição Mary’s Place, como parte do projeto. Com gestão descentralizada, que aproxima doadores de gestores, a livre iniciativa auxilia pessoas necessitadas sem onerar a população e, principalmente, sem promover políticos.