DOE

Após desestatizar e diminuir o estado, São Paulo se torna o estado mais seguro do Brasil

São Paulo foi o estado brasileiro que mais reduziu homicídios no Brasil e se tornou o estado menos violento do país. Na última década, a taxa de assassinatos no estado caiu 44%, enquanto que 20 estados brasileiros tiveram crescimento da violência. Em relação ao período mais violento, em 1999, a redução da taxa de homicídios  de São Paulo é de 70%.

O sucesso da gestão paulista pode ser explicado com os processos de desestatizações nas últimas décadas. A criação do PED (Programa estadual de desestatizações) reduziu participações significativas do estado na economia paulista e fez o governo focar mais em segurança. Foram entregues a iniciativa privada rodovias, saneamento, distribuição de energia, o Banco Nossa Caixa e sua subsidiária de Seguros e Previdências, gestão de linhas de Metrô e etc. O estado conseguiu arrecadar entre 1995 e 2000, R$ 32,9 bilhões com as privatizações, sem correção monetária.

Com menos responsabilidades nas mãos do estado e mais dinheiro em caixa, o governo paulista conseguiu aumentar investimentos em segurança pública. Entre 2001 e 2005, o investimento em segurança pública cresceu 70%. A Pasta foi a segunda que mais recebeu recursos, ficando atrás apenas da Educação.

Os investimentos continuaram crescendo. De 2007 para 2008, o Estado de São Paulo apresentou um crescimento de 17,5% no investimento em segurança – a média nacional foi de 13,3%. O governo paulista se tornou o estado que mais investe em segurança pública do Brasil.

Com um estado menor e mais enxuto, com foco em segurança e educação,  São Paulo teve a maior redução de violência na década e se tornou a região mais segura do Brasil, ultrapassando até mesmo Santa Catarina, um estado bem menos populoso que São Paulo.

 

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!