DOE

Após desestatizar e diminuir o estado, São Paulo se torna o estado mais seguro do Brasil

São Paulo foi o estado brasileiro que mais reduziu homicídios no Brasil e se tornou o estado menos violento do país. Na última década, a taxa de assassinatos no estado caiu 44%, enquanto que 20 estados brasileiros tiveram crescimento da violência. Em relação ao período mais violento, em 1999, a redução da taxa de homicídios  de São Paulo é de 70%.

O sucesso da gestão paulista pode ser explicado com os processos de desestatizações nas últimas décadas. A criação do PED (Programa estadual de desestatizações) reduziu participações significativas do estado na economia paulista e fez o governo focar mais em segurança. Foram entregues a iniciativa privada rodovias, saneamento, distribuição de energia, o Banco Nossa Caixa e sua subsidiária de Seguros e Previdências, gestão de linhas de Metrô e etc. O estado conseguiu arrecadar entre 1995 e 2000, R$ 32,9 bilhões com as privatizações, sem correção monetária.

Com menos responsabilidades nas mãos do estado e mais dinheiro em caixa, o governo paulista conseguiu aumentar investimentos em segurança pública. Entre 2001 e 2005, o investimento em segurança pública cresceu 70%. A Pasta foi a segunda que mais recebeu recursos, ficando atrás apenas da Educação.

Os investimentos continuaram crescendo. De 2007 para 2008, o Estado de São Paulo apresentou um crescimento de 17,5% no investimento em segurança – a média nacional foi de 13,3%. O governo paulista se tornou o estado que mais investe em segurança pública do Brasil.

Com um estado menor e mais enxuto, com foco em segurança e educação,  São Paulo teve a maior redução de violência na década e se tornou a região mais segura do Brasil, ultrapassando até mesmo Santa Catarina, um estado bem menos populoso que São Paulo.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...