A recente desregulamentação promovida pela ANAC já começa a refletir nos preços das passagens aéreas. Em 14 de março, a agência regulamentadora flexibilizou as regras para despacho de bagagem no voo, agora as companhias aeréas podem cobrar separado pelas bagabens.
Nesta quarta-feira (3), a Azul anunciou que, a partir do dia 1º de junho, os passageiros que embarcaram de Campinas, São Paulo, e não despacharem bagagens, terão descontos de 30% nas passagens aéreas. Essa tarifa será chamada “Azul” e é válida para 14 destinos nacionais.
Não houve desregulamentação; houve regulamentação da ANAC permitindo cobrança pelo despacho de bagagem de acordo com certos requisitos (um deles, por exemplo, é que a regra que a empresa estipular tem que ser uniforme em todos os vôos, inclusive se houver troca de aeronave para outra companhia – como o codeshare, por exemplo). Desregulamentar seria se a ANAC simplesmente revogasse a Resolução anterior e nada mais falasse. A medida é boa, eu aprovo, mas não é uma desregulamentação.
E espero que a promessa da Azul se cumpra. Até porque ela andou aumentando o preço das passagens recentemente, e está ficando muito caro viajar de avião no Brasil…
Quem pagar o valor normal da passagem poderá levar bagagem sem pagar taxa sobre ela?!
Desconto a vista a prazo sem juros. É a mesma coisa. A taxa de bagagem era paga por todos e usada por poucos. A desregulamentação não cria uma taxa ela tira uma
Sim, o desconto só é dado para quem não embarcar bagagem.