DOE

Após legalizar maconha, consumo juvenil da droga no Colorado se torna o menor dos EUA

Aqueles que ainda defendem a guerra às drogas sempre argumentam que a legalização ou liberação da planta levaria ao aumento do uso entre os jovens. Entretanto, uma pesquisa recente, a Healthy Kids Colorado Survey, feita pelo Departamento de Saúde Pública do Colorado – um dos primeiros estados a legalizar a maconha recreativa nos EUA – demonstra que, por dois anos consecutivos, os jovens no Colorado usam menos maconha do que os jovens em outras partes do país.

Em 2009, quando começaram a abrir as lojas de venda de maconha para fins medicinais no estado, 24,8% dos jovens haviam usado maconha nos últimos trinta dias. Seis anos depois, com a maconha recreativa também legalizada, o mesmo índice caiu para 21,2%, enquanto 78% dos jovens não usaram maconha. No restante dos EUA, onde boa parte dos estados ainda proíbe o uso de maconha para fins recreativos, 21,7% dos jovens usaram maconha nos últimos trinta dias, mostrando não apenas que a legalização não aumentou o consumo, como no fim o diminuiu em relação ao restante do país. A droga mais utilizada pelos jovens do Colorado segue sendo o álcool (59%), seguida pelo tabaco (25%).

Os dados e a realidade após a legalização fizeram com que o governador do Colorado, John Hickenlooper, inicialmente um veemente opositor da legalização, mudasse de ideia: “Não causou o caos que imaginava que causaria. Está funcionando bem.”

A  pesquisa voluntária coleta dados anônimos e auto-declarados sobre a saúde de jovens do ensino fundamental e médio no Colorado. Mais de 17 mil jovens foram selecionados aleatoriamente para participar e a pesquisa é realizada anualmente.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...