DOE

Após regular Uber, gestão Doria lançará aplicativo para estatizar o setor

Não satisfeita em criar regras antiliberais para atender a demanda do cartel de taxistas por regulação dos aplicativos de motoristas privados, a gestão de João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo resolveu ir além: criou um aplicativo “gratuito” da prefeitura para tirar os aplicativos privados do mercado.

Na última quarta-feira (11), Doria anunciou o lançamento do aplicativo SPTáxi, o qual poderá ser utilizado em caráter experimental por taxistas do município a partir de janeiro de 2018. O aplicativo será “gratuito” para taxistas e haverá a opção de oferecer descontos de até 40% sobre as corridas. Na prática, a gestão Doria quer oferecer uma opção estatal para matar aplicativos como Uber, Cabify e 99, os quais cobram porcentagens sobre as corridas efetuadas pelos motoristas, e estatizar novamente o setor.

Por enquanto, os descontos que motoristas de táxi poderão oferecer sairão de suas receitas, não havendo qualquer subsídio por parte da administração municipal. Entretanto, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) – cuja gestão foi autora do aplicativo estatal original, o “Taxi Rio” – anunciou o intuito final da ideia: estatizar o setor. “Se houvesse subsídio da prefeitura, o motorista de táxi daria desconto de 100%”, afirmou Crivella, por ora, em “tom de brincadeira”.

A Prefeitura de São Paulo importará a tecnologia de aplicativo que está em fase de testes no Rio de Janeiro. A adaptação e manutenção do SPTáxi ficará a cargo da Secretaria de Transportes e da Prodam e custará até R$ 2 milhões por ano aos pagadores de impostos.

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!