DOE

Após regular Uber, gestão Doria lançará aplicativo para estatizar o setor

Não satisfeita em criar regras antiliberais para atender a demanda do cartel de taxistas por regulação dos aplicativos de motoristas privados, a gestão de João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo resolveu ir além: criou um aplicativo “gratuito” da prefeitura para tirar os aplicativos privados do mercado.

Na última quarta-feira (11), Doria anunciou o lançamento do aplicativo SPTáxi, o qual poderá ser utilizado em caráter experimental por taxistas do município a partir de janeiro de 2018. O aplicativo será “gratuito” para taxistas e haverá a opção de oferecer descontos de até 40% sobre as corridas. Na prática, a gestão Doria quer oferecer uma opção estatal para matar aplicativos como Uber, Cabify e 99, os quais cobram porcentagens sobre as corridas efetuadas pelos motoristas, e estatizar novamente o setor.

Por enquanto, os descontos que motoristas de táxi poderão oferecer sairão de suas receitas, não havendo qualquer subsídio por parte da administração municipal. Entretanto, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) – cuja gestão foi autora do aplicativo estatal original, o “Taxi Rio” – anunciou o intuito final da ideia: estatizar o setor. “Se houvesse subsídio da prefeitura, o motorista de táxi daria desconto de 100%”, afirmou Crivella, por ora, em “tom de brincadeira”.

A Prefeitura de São Paulo importará a tecnologia de aplicativo que está em fase de testes no Rio de Janeiro. A adaptação e manutenção do SPTáxi ficará a cargo da Secretaria de Transportes e da Prodam e custará até R$ 2 milhões por ano aos pagadores de impostos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...