DOE

Brasil cai mais 4 posições no ranking de liberalismo econômico. E se aproxima do socialismo.

MAPA

Anualmente, desde 1995, o Heritage Foundation divulga o Index of Economic Freedom (Índice de Liberdade Econômica), que aponta o nível de liberalismo de quase todos os países do planeta (ficam de fora apenas os que não tornam públicos dados de suas economias). O instituto divulgou ontem o estudo de 2016, referente a análises colhidas até 2015, e mostra mais uma queda do Brasil no ranking. O país já havia descido 4 posições em 2015 e repetiu a queda neste ano. Ao todo, 186 países integram o estudo.

Pelos critérios do estudo – que utiliza 10 fatores quantitativos e qualitativos agrupados em quatro categorias – as economias mais livres do mundo, nesta ordem, são: Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Canadá, Chile, Irlanda, Estônia e Reino Unido. Na ponta oposta estão: Argentina (169º), Guiana Equatorial (170º), Irã (171º), República do Congo (172º), Eritrea (173º), Turquemenistão (174º), Zimbábue (175º), Venezuela (176º), Cuba (177º) e Coreia do Norte (178º).

O Brasil é o 122º colocado no ranking de 2016. O país já caiu 22 posições na comparação com a edição de 2013, que utiliza dados econômicos de até 2012.

De 1995 até 2011, a taxa de liberdade econômica do Brasil cresceu, mas num ritmo menor que o de outros países. Em 2012 e 2014 o país registrou uma tendência de queda:

O estudo

O Instituto Heritage organiza o ranking com base no desempenho dos países analisados em quatro grandes áreas: 1 – Império da Lei (Direitos de propriedades, liberdade de corrupção); 2 – Limite do Governo (liberdade fiscal, gastos do governo); 3 – eficiência regulatória (liberdade de abrir negócios, liberdade trabalhista e liberdade monetária) e 4 –Abertura do Mercado (liberdade para fazer negócios, liberdade para investimentos e liberdade para financiamento).

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...