DOE

Burocracia brasileira atrapalha na descoberta da cura do Zika Vírus

A burocracia brasileira traz entraves para as pesquisas internacionais sobre o vírus zika e a relação da doença com a microcefalia. Autoridades do governo americano e da OMS se queixaram que os institutos brasileiros que são, em sua maioria, controlados ou financiados pelo governo, não estão compartilhando as amostras colhidas no país.

O motivo é a legislação brasileira, que para combater a biopirataria, considera ilegal o envio de material genético, como amostras de sangue, para o exterior. Em maio do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei da biodiversidade, conhecido como o Novo Marco Legal da Biodiversidade, que assim como o Marco Civil, cria mais problemas do que soluções.

O secretário-geral da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU vê problemas jurídicos no marco. Em entrevista ao repórter Victor La Regina, Bráulio Dias espera que o governo brasileiro acabe com a burocracia para colaborar: “Talvez o que esteja dificultando é que o governo brasileiro não concluiu o processo de regulamentação dessa lei. Faltam alguns detalhes para facilitar essa tramitação”. Braúlio Dias recorda que a OMS enfrentou problema semelhante há mais de 10 anos, quando a Indonésia se recusou a entregar amostras da gripe aviária.

Toda essa regulamentação tem como objetivo evitar que empresas privadas estrangeiras lucrem com a descobertas de novas curas com materiais colhidos no Brasil. A estratégia é tentar proteger institutos nacionais (quase todos ligados às universidades estatais) na exploração da biodiversidade brasileira. E quem perde com tudo isso é o mundo todo, inclusive os brasileiros, que acaba tendo menos pesquisas e inovação na área médica e cosmética.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...