DOE

Centrais sindicais negociam com Temer novo imposto sindical três vezes maior do que atual

A “contribuição” sindical obrigatória – aquela que obriga os trabalhadores a terem descontado um dia do salário por ano (4,5% do salário de um mês) apenas para financiar sindicatos – deixará de existir em novembro, mas o imposto pago aos sindicatos pode aumentar. Centrais sindicais negociam com o governo Temer uma nova “contribuição por negociação coletiva” que pode chegar até a 13% do salário de um mês dos trabalhadores.

Apoiada pela Central Única das Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical, as quais dizem representar 51,8% dos trabalhadores sindicalizados, a nova contribuição será regulamentada por Medida Provisória de Michel Temer. O texto, porém, não deve trazer o valor a ser cobrado, permitindo que seja definido em assembleia geral simples e imposto a todos os trabalhadores do setor “representado” por cada sindicato, sindicalizados ou não.

O novo imposto disfarçado de “contribuição” substituiria também a contribuição assistencial e o pagamento confederativo, hoje pagos apenas por trabalhadores sindicalizados. De acordo com o IBGE, somente 19,5% dos trabalhadores brasileiros são sindicalizados, enquanto 80,5% dos trabalhadores são obrigados a financiar sindicatos por meio da atual “contribuição”. Se a nova versão do imposto sindical for aprovada, a arrecadação dos sindicatos pode pular de 3,5 bilhões de reais ao ano para até 10,2 bilhões de reais anuais (caso o desconto chegue a 13% do salário de um mês).

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...