DOE

Deputada petista quer obrigar escolas a ensinar “educação política”

A deputada Beth Sahão do Partido dos Trabalhadores propôs na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 449/2016, cuja finalidade consiste na criação de um programa de educação política destinado aos estudantes das escolas da rede estadual de ensino.

Consta do projeto que o programa deverá abordar temas relacionados à política e à cidadania, percorrendo diferentes áreas do conhecimento (história, sociologia, antropologia, filosofia, etc.); destinando-se ao público estudantil a partir do 6º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio. Eventuais convênios com universidades, entidades educacionais e associações da sociedade civil poderão ser celebrado à critério da Secretaria Estadual de Educação.

Nas razões do projeto, a deputada estadual pondera que: “A política, infelizmente, tem sido ultrajada, nos últimos tempos, principalmente por práticas lamentáveis e indefensáveis de agentes públicos desonestos, que desonram a confiança neles depositada pelos eleitores.”.

Além disso, a parlamentar alerta que a medida não tem por escopo criar qualquer doutrinação ideológica, filosófica ou partidária. Eis um trecho da justificativa: “É preciso ficar claro que não estamos propondo, em hipótese alguma, qualquer forma de doutrinação, seja ela de natureza ideológica, filosófica ou mesmo partidária. O que se pretende, sim, é oferecer aos futuros cidadãos instrumentos para que eles possam pensar por conta própria, construindo de maneira crítica seus próprios conceitos e ideias, que nortearão sua atuação na esfera pública.”.

Sabidamente, o sistema educacional brasileiro já contempla princípios que, em tese, determinam a isenção política e filosófica do ensino, admitindo-se, portanto, a pluralidade de ideias. O artigo 3º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei nº 9.394 de 1996) estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base em determinados princípios, dentre esses: (i) a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; (ii) o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (iii) o respeito à liberdade e apreço à tolerância, e; (iv) a garantia de padrão de qualidade.

A preocupação da deputada estadual sobre a baixa participação política da sociedade civil, dado o nível de desconhecimento teórico e do interesse pela coisa pública, procede. No entanto, resta ponderar que mesmo com os princípios de isenção do ensino e de admissão da pluralidade de ideias, em nível de lei nacional, a realidade tem demonstrado um esforço de parte expressiva dos professores em caminhar apenas por alguns livros e teorias. Complementarmente, a ineficiência dos serviços públicos, a intervenção demasiada do estado na vida dos cidadãos, o ensino público de péssima qualidade e a notória corrupção na política, são realidades que têm afastado ainda mais a população do debate.

Portanto, se há intenção de fomentar a participação política da população é imprescindível a determinação de reformas no estado que priorizem a liberdade dos indivíduos, a probidade na administração pública, a facilidade de criação de entidades educacionais pela própria população, a redução dos braços seletivos do estado de fomento à projetos específicos e questionáveis de educação e cultura e a não intervenção nos meios de circulação de informações e conhecimento.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...