DOE

Desfile da Paraíso do Tuiuti foi baseado em Karl Marx

A “classe trabalhadora” brasileira tem sua “mão-de-obra explorada” e “tenta se proteger dos constantes ataques à CLT com sua combalida carteira de trabalho como escudo”. É o que afirma a ficha técnica do desfile da Paraíso do Tuiuti, escola de samba que defendeu a CLT no Carnaval enquanto empregou somente 3 trabalhadores com CLT em 2017.

De acordo com trechos da descrição do desfile, claramente baseados em Karl Marx, a “divisão do trabalho de toda sociedade de classes” seria feita em “três categorias possíveis de trabalhadores: livres, servos e escravos”. No Brasil atual, a “massa trabalhadora” teria “substituído os escravos antigos” enquanto “a classe dominante extrai e concentra cada vez mais as riquezas geradas pelo trabalho do povo”. Por fim, de acordo com a escola, a “mão do trabalhador brasileiro continua acorrentada ao velho tumbeiro” mostrando que “o antigo regime exploratório dos ricos sobre os pobres avança em golpeantes reformas”. Desta forma, a musa da escola representou “o trabalhador brasileiro tentando se libertar das correntes da exploração de sua mão-de-obra”.

A descrição do desfile da escola está em linha com a visão política de seu carnavalesco, Jack Vasconcelos, militante declarado do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em entrevista há duas semanas, Jack deixou claro que só passou a fazer enredos políticos depois que o Partido dos Trabalhadores (PT), seu “parceiro do poder”, saiu do governo: “Hoje somos oposição e antes éramos parceiros do poder e não podíamos arranhar a relação. Enredos mais críticos não eram incentivados. Agora com uma guerra declarada tem essa abertura maior. Os dirigentes nos deixam livres, e temos mais é que fazer”.

Estas e outras hipocrisias da escola de samba foram resumidas pelo ILISP no vídeo abaixo:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...