DOE

Estados querem privatizar distribuidoras de gás natural para ampliar uso e levantar recursos

A venda de distribuidoras estaduais de gás natural é o novo alvo do programa de desestatização do BNDES. Há sete estados interessados em vender integral ou parcialmente suas participações nessas empresas: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O objetivo é elevar a capacidade de investimentos das companhias para expandir a malha de dutos e atingir novos clientes, além de levantar recursos para os estados num momento em que atravessam grave crise fiscal. A previsão é fazer os leilões no terceiro trimestre de 2018.

Com exceção de duas distribuidoras no Rio (Ceg e Ceg-Rio) e duas em São Paulo (Comgás e Gas Natural Fenosa), as demais 22 distribuidoras de gás no país têm controle estatal. Na maior parte delas, os governos estaduais detém 51% das ações com direito a voto. O restante ou está nas mãos da Gaspetro (sociedade entre Petrobras, com 51%, e a japonesa Mitsui, com 49%) ou está dividido entre ela e sócios minoritários privados. A própria Mitsui, além da participação via Gaspetro, está presente diretamente em algumas distribuidoras.

O gás natural canalizado é realidade em apenas 440 dos 5.570 municípios brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), e está presente em apenas três milhões de residências de um total de 68 milhões de domicílios no país. A ampla maioria dos brasileiros ainda precisa recorrer ao GLP (gás de botijão) ou à lenha.

A privatização das distribuidoras de gás está inclusa num cenário em que a Petrobras vem deixando o setor. Em 2016, a estatal vendeu 90% de sua malha de gasodutos no Sudeste para a canadense Brookfield, em uma operação de US$ 5,19 bilhões, e busca investidores para a malha no Nordeste. No ano anterior, acertara a venda de 49% da Gaspetro para a Mitsui. Paralelamente, o governo federal quer atrair mais investidores privados para a área de exploração e produção de gás. Atualmente, há cerca de 30 produtores de gás no país, mas todos vendem o insumo para a Petrobras porque não conseguem competir com ela no fornecimento às distribuidoras.

Em Pernambuco, por exemplo, um dos objetivos com a venda da fatia estatal na Copergás é viabilizar o investimento na ampliação da malha de gasodutos, levando o gás encanado ao pólo de Araripe, no oeste do estado, que responde por 95% da produção de gesso nacional. Já há discussões com potencias interessados nas participações dos estados. Um dos grupos interessados é a espanhola Gas Natural Fenosa, que controla a Ceg e a Ceg-Rio.

O BNDES vai assessorar a contratação de estudos técnicos para avaliar as distribuidoras estaduais e apontar um modelo de participação da iniciativa privada nas empresas, além de auxiliar na formatação dos leilões. Um modelo totalmente liberal, onde as empresas sejam totalmente vendidas à iniciativa privada e atuem em livre concorrência com outras empresas, aparentemente não está nos planos do governo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...