DOE

Estudante de colégio privado cria sachê que torna leite bom a intolerantes à lactose

A paixão pela pesquisa e a preocupação com a saúde do pai incentivaram a jovem Maria Vitória Valoto, de 15 anos, moradora de Londrina (PR), a dedicar muito estudo e esforço a um projeto de iniciação científica. Com o projeto, ela tornou-se finalista da feira de ciências do Google, com premiação final marcada para setembro, na sede da empresa, na Califórnia.

Desde maio de 2015, Maria Vitória se dedica a um trabalho destinado a contribuir com a rotina das pessoas intolerantes à lactose. O dia a dia do pai, que sofre com o problema, inspirou a menina a buscar alternativas para a questão. “Hoje temos muitas alternativas no mercado para quem é intolerante (à lactose), mas são todos produtos caros. Eu queria desenvolver uma alternativa mais barata. Comecei a pensar e buscar na literatura um método que pudesse imobilizar a enzima lactase, através de uma microcápsula adicionada ao leite comum”, explica a estudante.

Maria Vitória explica que o método poderá substituir, por exemplo, a enzima líquida, que já é bastante utilizada. “Ao ser adicionada ao leite, ela não se dissolve, mas libera a enzima, funcionando em um sistema de ‘chave-fechadura’. Ela divide a molécula de lactose em glicose e galactose e na hora do consumo tem o mesmo efeito de uma pessoa que não é intolerante e toma o leite”, observa.

Ela ainda afirma que as cápsulas são reutilizáveis, podendo ser higienizadas e armazenadas na geladeira. “A princípio, ela pode ser utilizada durante sete dias, uma vez por dia”, diz.

O preço médio para o mercado, sem lucro, é de R$ 0,01, de acordo com a jovem pesquisadora. “A ideia é desenvolver sachês com 50 cápsulas cada. Todos terão condições de pagar e esse é o grande objetivo do projeto. Por isso, se der certo, gostaria de patenteá-lo para não perder o foco do baixo custo”, ressalta.

Maria Vitória é aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Interativa, em Londrina. O projeto está em estudo e ainda não há testes realizados em pacientes. “Esse, na verdade, será o próximo passo”, completa.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...