DOE

Estudo governamental mostra que horário de verão não reduz consumo de energia elétrica

A mudança nos hábitos do consumidor e o avanço da tecnologia tornaram inócuo um dos principais objetivos do horário de verão. De acordo com estudo do Ministério de Minas e Energia (MME), a adoção da hora adiantada na época mais quente do ano deixou de economizar energia. Mesmo assim, o horário de verão deve ser mantido por uma “questão cultural”.

“O horário de verão não atendeu ao que se propôs – ou seja, não há relação direta com redução de consumo e demanda”, diz o estudo. A popularização dos aparelhos de ar condicionado é uma das principais razões dessa mudança. O estudo mostra que a temperatura é o que mais influencia os hábitos do consumidor e não a incidência da luz.

Como o calor é mais intenso no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo são registrados esse período. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de pico atual é entre 14h e 15h e não mais entre 17h e 20h.

A economia de energia entre 17h e 20h ainda ocorre, mas é menor do que o aumento do consumo verificado durante as madrugadas por causa do uso do ar condicionado entre meia-noite e 7h. “Antes, o chuveiro era o vilão do setor elétrico. Hoje, é o ar condicionado”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Leite.

“Se não adotássemos mais o horário de verão, isso não seria um problema para o setor elétrico.”, disse o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.

No ano passado, de acordo com dados do MME, o horário de verão durou 126 dias e gerou economia de R$ 159,5 milhões ao sistema ao reduzir o acionamento de usinas termoelétricas. O custo é considerado pouco relevante para o setor, acostumado com cifras bilionárias.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...