DOE

Ex-policial monta tropa privada e rende quartel na Venezuela

Oscar Pérez, o ex-inspetor da polícia científica venezuelana que em junho utilizou um helicóptero para atacar o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), voltou a aparecer na última segunda-feira (18).

Coordenado por Pérez, um grupo de 49 homens vestidos com roupas pretas conseguiu entrar em um quartel da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, a polícia militar) se identificando como funcionários da Direção Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM), renderam todos os militares presentes e roubaram 26 fuzis AK-103, três pistolas 9mm PGP e mais de três mil munições.

Toda a ação foi filmada e disponibilizada no Twitter de Pérez. O grupo também teve tempo para destruir imagens dos ditadores Nicolás Maduro e Hugo Chávez e deixar a mensagem “Liberdade 350” na parede, em referência a um artigo da Constituição venezuelana: “o povo da Venezuela desconhecerá qualquer regime que contrarie os valores, princípios e garantias democráticas ou viole os direitos humanos”. De acordo com Pérez, a ação, chamada por ele de “Operação Gênesis”, foi uma “operação tática impecável onde recuperamos as armas do povo e para o povo”.

Ao saber do ataque, o ditador Nicolás Maduro ordenou que as Forças Armadas “mandem chumbo nos terroristas” e, revoltado, afirmou: “O que essas pessoas acham? Que podem atacar um núcleo das Forças Armadas, roubar uns fuzis e ameaçar a democracia e que isso será tolerado? (…) Tolerância zero, com a Constituição na mão!”. Maduro também culpou a Agência Central de Inteligência (CIA) americana pelo ataque.

Desde o ataque de Oscar Pérez e seu grupo em junho, a ditadura de Maduro busca capturá-lo vivo ou morto, oferecendo uma recompensa para quem possa fornecer informações sobre Pérez e seus homens. Na prática, o novo ataque mostra a vulnerabilidade do regime e a redução do seu controle sobre as Forças Armadas.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...