DOE

Fórum Liberal 2023 discutiu avanço da liberdade para trabalhar nos estados

O Fórum Liberal 2023, organizado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) com apoio do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, aconteceu no último dia 23 de agosto e teve como tema principal a Liberdade para Trabalhar e sua importância para os brasileiros.

O quarto painel do evento teve como tema os avanços da liberdade para trabalhar nos estados e contou com representantes do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

A abertura do painel foi feita pelo coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, Presidente do Comitê de Desburocratização do Estado do Paraná, que tratou do programa “Descomplica Paraná” e como ele facilitará a abertura de empresas no estado quando estiver implantado.

“Queremos chegar a um Paraná 100% digital com fomento à economia municipal, aumento da arrecadação, integração total de todos os municípios, e todos os órgãos de estados e municípios integrados e com processos simplificados numa plataforma única”, afirmou Jean.

Christiano Puppi, Diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, falou sobre como o Paraná pode servir de modelo para outros estados. “No Paraná, as cidades que têm liberdade econômica para produzir têm um IDH melhor. Quem vive da administração pública está escravizado na pobreza”, pontuou.

Falando sobre o Estado de São Paulo, o deputado estadual Leonardo Siqueira falou sobre o Projeto de Lei da Liberdade Econômica, de sua autoria, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

“Agora, se você tem um negócio de baixo risco, você não precisa esperar nenhum ato de liberação pública do governo. Você pode abrir o seu negócio. Pode parecer um passo modesto, mas ele inverte a lógica que tivemos por muitos anos no Brasil, onde quem produz precisa pedir permissão para quem não produz”, afirma.

Por fim, o Subsecretário de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Lucas Pitta, falou sobre a importância de engajar as entidades empresariais no debate sobre a liberdade econômica.

“Precisamos trazer quem empreende, quem está na ponta, quem está em atividade, para o centro do debate, para que essa lei seja bem divulgada. É uma mudança de cultura, gente. Você não muda a lei e a galera começa a entender o que é e praticar. Não é assim que funciona. Quanto mais gente divulgando a liberdade econômica, as boas novas para empreender, e vivenciando, mais as pessoas vão entender”, afirmou Lucas.

Confira o painel completo abaixo:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...