DOE

Fórum Liberal 2023 discutiu o avanço da liberdade para trabalhar nos municípios

O Fórum Liberal 2023, organizado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) com apoio do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, ocorrido no último dia 23, teve como tema principal a Liberdade para Trabalhar e sua importância para os brasileiros.

Um dos painéis do evento contou com a participação de Júlia Evangelista Tavares, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, e do presidente do ILISP, Marcelo Faria.

Júlia iniciou falando sobre o processo de construção do que resultou em duas leis de Liberdade Econômica. “Porto Alegre foi uma das primeiras cidades a regulamentar essa lei. Ela teve como relator o deputado Jerônimo Goergen, que é do Rio Grande do Sul, e eu fui à Brasília como representante do IEE e de um grupo de empresários defender a criação dessa lei”, iniciou.

“Em 2020, ela foi regulamentada em Porto Alegre. Mas o que houve nesses três anos? Chegamos a conclusão que poderíamos melhorá-la. Então veio a Lei de Liberdade Econômica 2.0 e demorou mais de 1 anos para ser gestada. Tivemos cerca de 37 versões dela no Word (risos)”, completou.

Segundo Júlia, a segunda versão foi sancionada no último dia 21 de julho e aumentou ainda mais a liberdade para trabalhar em Porto Alegre. “Nós pegamos todos os aprendizados da Lei de Liberdade Econômica de 2020, todas as práticas em ambientes de negócios do Ministério da Economia e recauchutamos a Lei”, garantiu.

A nova versão da lei ampliou a lista de atividades de baixo risco na capital gaúcha para 779, correspondendo a 62% da mão-de-obra do município e a 83% das atividades econômicas da cidade.

“Com isso a gente acaba liberando e tirando a burocracia para 83% dos empreendedores da cidade, deixando-os mais livres para tocar seus negócios trazendo mais riqueza e prosperidade à cidade”, finalizou.

Por fim, Júlia agradeceu ao apoio do ILISP e do projeto Liberdade para Trabalhar na aprovação da nova versão da lei de liberdade econômica. “Eu agradeço pela ajuda de vocês. A gente trocou várias figurinhas durante o processo das nossas 37 versões da lei de liberdade econômica 2.0. O Marcelo até ajudou a me convencer órgãos como a vigilância sanitária. Exemplo: creche não precisa ser de alto risco. Marcelo, tem algum município que classificou como médio risco? Me ajuda a construir isso. Então, o instituto teve um papel bem importante nessa questão da gente difundir as melhores práticas de ambiente de negócios do país.”

Confira abaixo o painel completo:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...