DOE

Fórum Liberal 2023 discutiu os riscos à liberdade de expressão no Brasil

O Fórum Liberal 2023, organizado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) com apoio do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, aconteceu na última quarta-feira (23) e teve como tema principal a Liberdade para Trabalhar e sua importância para os brasileiros.

A programação teve início com painéis e debates, e o primeiro painel teve como tema “Os riscos à liberdade de expressão no Brasil”.

Um dos painelistas foi André Marsiglia, advogado especialista em liberdade de expressão e membro do Conselho de Ética do CONAR. Em sua fala, André falou sobre como a liberdade de expressão e a liberdade para trabalhar estão interligadas.

“É interessante a gente pensar que a liberdade para trabalhar também é um benefício dado não só pela liberdade de expressão constitucional, mas também pelo preceito constitucional da livre iniciativa. Alguns teóricos do direito, entendem que a liberdade de expressão comercial ou publicitária não vem da liberdade de expressão do artigo V, aquela típica, que nós usamos para nos comunicar. Mas, decorre da livre iniciativa. Aquela que nos permite trabalhar, é também a que nos permite nos expressar”, disse.

O segundo painelista foi Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil e comentarista na CNN Brasil. Em sua participação, Hélio falou sobre como a liberdade de expressão é essencial em uma democracia. “Sem liberdade de expressão você não pode criticar o governo, o Estado, você não pode duvidar se uma teoria é verdade ou não… Você não tem autonomia […] O risco que estamos correndo hoje no Brasil é que essa palavra, essa liberdade, está sendo cerceada, e muitas vezes sem que as pessoas saibam”, afirma.

Lucas Bove, deputado estadual pelo Estado de São Paulo, encerrou o painel usando como exemplo a sua trajetória com comunicação por meio das redes sociais para demonstrar a importância da expressão de opiniões.

“Só pelo falo de estarmos discutindo a liberdade de expressão, já temos o motivo para defendê-la com unhas e dentes. Esse é um direito sagrado […] E eles estão tentando nos tirar a liberdade de expressão porque estão perdendo a batalha cultural”, disse.

Confira o painel completo no vídeo abaixo:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...