DOE

Gestão Doria quer acelerar no bolso dos pagadores de impostos aumentando o IPTU em até 193%

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) pretende acelerar no bolso dos pagadores de impostos da cidade de São Paulo com um aumento de até 193% no valor venal dos imóveis, elevando, por consequência, a cobrança de IPTU (1% do valor venal). Os bairros nobres devem ter maior reajuste do que as regiões periféricas e a média dos reajustes deve ficar em torno de 43%.

A Secretaria Municipal da Fazenda também pretende criar um teto de reajuste anual do imposto – para evitar que o reajuste seja sentido de uma vez em 2018 – e alterar as faixas de isenção para incluir mais imóveis na lista. A proposta segue lei municipal que determina que, a cada quatro anos, a Prefeitura envie ao Legislativo uma nova Planta Genérica de Valores (PGV), determinando o valor do metro quadrado de cada região – base para determinar o valor venal do imóvel.

As novas tabelas já foram enviadas para a Comissão de Finanças da Câmara Municipal e devem ser tema da reunião de quarta-feira (6). A região que sofrerá maior reajuste médio é o Centro – que inclui bairros como Bela Vista e Cerqueira César e vias como a Avenida Paulista –, com aumento de 64,1%. No Jardim Europa, onde reside João Doria, o aumento médio será de 51%. O menor aumento previsto na tabela atual é no Morumbi, que terá reajuste médio de 5%.

A proposta é que os proprietários de imóveis mais baratos sejam poupados de reajustes mais severos. Os aumentos também devem obedecer a tetos de 10% de aumento ao ano para pessoas físicas e 15% para pessoas jurídicas. Ou seja: se o valor do imóvel for reajustado em 50%, o aumento é escalonado em 10% ao ano ao longo de cinco anos.

Há lugares na cidade em que os valores venais dos imóveis devem subir até 193%. Uma das ruas “campeãs” na nova tabela é a Gabriele D’Annunzio, no Campo Belo, zona sul paulistana, onde a previsão é de que os valores venais fiquem 157% maiores.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...