DOE

Governo decide e bancos comemoram: Nubank pode fechar e quem perde é o consumidor

De acordo com o Banco Central, no ano de 1993 havia 244 bancos múltiplos e/ou comerciais no Brasil. Em 2016, esse número caiu para 157. Você pode ter a impressão de que há uma quantidade razoável de prestadores do serviço atuando em concorrência para atender bem o consumidor no Brasil. Porém, quando se trata de volumes financeiros, 74% dos ativos do sistema bancário estão concentrados no Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.

Esta divisão do mercado em pouquíssimos players oferece ao cliente final uma taxa média de financiamento do cartão de crédito de 451% ao ano. Há ainda bancos que cobram 446% de juros ao ano para o cheque especial (Santander) e 181% ao ano para o empréstimo pessoal não consignado (HSBC Brasil, recentemente comprado pelo Bradesco). São recordes mundiais absolutos, ainda que a taxa base de juros, determinada por órgãos controlados pelo governo, esteja em 13,75% ao ano.

Após décadas de corporativismo entre (poucos) bancos e governo, surgiram novas alternativas como as “fintechs”, empresas que contam com a criatividade de empreendedores e o uso massivo de tecnologia para gerar eficiência e preço baixo nos serviços financeiros. A mais famosa e prolífica delas até hoje talvez seja a emissora de cartões de crédito Nubank. A empresa não cobra anuidade do cartão e permite que o cliente gerencie as transações por meio de um aplicativo para smartphone.

Na última quinta-feira (15), entretanto, o presidente Michel Temer e o ministro da fazenda Henrique Meirelles oficializaram, entre as medidas para “impulsionar a economia”, a redução do prazo de pagamento das emissoras de cartão de crédito aos lojistas de 30 para 2 dias. Essa medida, ao contrário do que parece, irá prejudicar ainda mais os brasileiros.

A Nubank fatura 5% por intermediar as compras com cartão de crédito, recebendo somente após o pagamento da fatura, o que pode levar quase um mês. Após receber, a empresa paga a bandeira do cartão de crédito (Visa, Mastercard, etc) e a adquirente, a empresa que captou a transação (Cielo, GetNet, Rede, etc), ficando com 1,5% de lucro bruto. A obrigação de repasse financeiro em 2 dias elevará a taxa de juros para o cliente final e obrigará a Nubank a realizar empréstimos para cobrir o fluxo de caixa, o que inviabilizará o negócio. As empresas que possuem um grande capital de giro continuarão sendo as únicas a se manter no mercado. E adivinha quais são? Sim, os grandes bancos.

(Cabe lembrar que Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, órgão responsável por operacionalizar a medida, foi economista-chefe do Itaú antes de assumir o cargo)

“Nós já fizemos algumas simulações. Com dois dias é apagar a luz e fechar a porta. Com 15 dias, a gente precisaria de quase R$ 1 bilhão de capital adicional do dia para a noite”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

Qual seria então a solução para o problema? Certamente, ela não está numa canetada estatal. Muito pelo contrário. O que precisamos no setor financeiro brasileiro é de mais liberdade, reduzindo as (absurdas) exigências do Banco Central para abertura de bancos no país, facilitando a abertura de novas fintechs, liberando os empréstimos entre pessoas físicas sem considerá-los “agiotagem” e permitindo que a negociação de prazos e custos de empréstimos e cartões de créditos seja livre entre clientes e prestadoras. O que reduz os preços no mercado é sempre a concorrência, nunca uma canetada estatal.

O que se vê em uma medida estatal pode até ser bem intencionado. Mas o que não se vê geralmente é ainda mais danoso e nefasto para os consumidores e empresas que não têm amigos no governo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...