DOE

ILISP se reúne com diretora do DREI para aprimorar ranking nacional de dispensa de alvarás

O ILISP se reuniu na segunda-feira, 19 de junho, por videoconferência com Amanda Mesquita, diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), e Frederico, também membro do departamento. O DREI é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, sendo responsável pelo registro de empresas e pela interação com as juntas comerciais em todo o país.

Durante o encontro foram abordados diversos temas relevantes para a promoção da liberdade econômica. Um dos assuntos em destaque foi o ranking de dispensa de alvarás que o DREI elabora trimestralmente. Foi ressaltada a importância de os municípios encaminharem suas normas de liberdade econômica às juntas comerciais, a fim de atualizar e aprimorar o ranking, o que não tem acontecido de forma consistente.

Nesse contexto, o ILISP falou sobre como atua na divulgação e conscientização dos municípios sobre a importância da lei de liberdade econômica, e se dispôs a ajudar o DREI a receber mais notificações de leis aprovadas dos municípios, contribuindo assim para que o ranking reflita a realidade do país. O projeto Liberdade para Trabalhar aponta que mais de 850 municípios já aprovaram a lei, enquanto o ranking do DREI mais recente (referente ao primeiro trimestre de 2023) possui apenas 177 municípios.

Outros assuntos relacionados ao tema, como a ampliação do número de atividades dispensadas no Piauí e no Rio Grande do Sul, também foram tratados na reunião.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...