DOE

ILISP vence prêmio de melhor projeto liberal da América Latina

O Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) venceu o Latin America Liberty Award 2023 por seu projeto Liberdade para Trabalhar, que tem ampliado a adoção da Lei de Liberdade Econômica do Brasil. O prêmio é concedido pela Atlas Network, organização americana que apoia organizações pró-liberdade em todo o mundo. O resultado foi anunciado durante o Latin America Liberty Forum, que aconteceu nos dias 23 e 24 de março em Punta del Este, no Uruguai.

“A liberdade econômica é o segredo para criar uma prosperidade inclusiva”, disse o presidente da Atlas Network, Brad Lips. “A Atlas Network se orgulha de celebrar o exemplo para uma região onde a falta de liberalismo tem crescido”, afirmou Brad.

Em seu discurso como vencedor do prêmio, o CEO do ILISP, Marcelo Faria, lembrou o caso de um pequeno produtor de queijos de Goiás que perdeu a vida por não ter um alvará. “Gostaria de relembrar de um empreendedor pobre chamado João da Queijeira, um produtor de queijos brasileiro que perdeu a sua vida porque não tinha um pedaço de papel estatal. Nosso projeto é evitar que outros pobres sofram o mesmo”.

Por fim, Marcelo parafraseou o ex-presidente americano Ronald Regan. “Reagan uma vez disse: ‘O melhor programa social é o emprego’, mas nós descobrimos que isso não é totalmente correto. O melhor programa social é a liberdade para trabalhar porque ela também permite criar outros empregos”, finalizou Marcelo.

Além do Instituto Liberal de São Paulo, outras duas organizações foram finalistas para o prêmio: Fundación P!ensa, do Chile, e Instituto de Ciencia Política Hernán Echavarría Olózaga, da Colômbia. No entanto, o trabalho do ILISP em ampliar a adoção da Lei de Liberdade Econômica do Brasil foi considerado o melhor projeto liberal da América Latina.

A Lei de Liberdade Econômica (LLE) foi aprovada em setembro de 2019 no Brasil para simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios no país, facilitando a abertura e o funcionamento de empresas. Entre as medidas implantadas pela LLE destaca-se a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco. No entanto, a LLE só é realmente efetiva quando aprovada nos estados e municípios, e foi para avançar a adoção da lei nos estados e municípios que o ILISP criou o projeto Liberdade para Trabalhar.

Na data (02 de março) em que os dados do projeto foram enviados à Atlas Network, o projeto e seus parceiros haviam sido responsáveis por avançar a lei em 53 municípios beneficiando 2,8 milhões de pessoas.

O Latin America Liberty Award é um prêmio anual que reconhece organizações sem fins lucrativos que trabalham para promover a liberdade econômica, a propriedade privada, o Estado de Direito e as liberdades individuais. O vencedor recebe um prêmio em dinheiro de US $7.000 e um troféu em reconhecimento ao seu trabalho.

O reconhecimento recebido pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) reforça a importância da defesa da liberdade econômica e da redução da burocracia para o desenvolvimento do Brasil. O trabalho do ILISP em promover a Lei de Liberdade Econômica e destacar as disparidades na sua implantação é um exemplo de como as organizações podem contribuir para uma sociedade mais livre e próspera.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...