DOE

Iniciativa privada retoma basquete para crianças carentes após estado impedir aulas (assista)

Na semana passada noticiamos a história de João Paulo Farias, um brasileiro que decidiu utilizar uma quadra pública para mudar a realidade de jovens pobres de 8 a 16 anos na periferia de Recife, Pernambuco, criando o Projeto Aurora. João, que jogou basquete quando era criança, não apenas dava aulas gratuitamente todas as terças e quinta-feiras como também cuidava da quadra, incluindo a compra e troca de estruturas necessárias para as aulas.

Entretanto, o estado resolveu atuar para que João não ajudasse mais as crianças. O motivo? João é publicitário e, de acordo com as regras estatais, apenas “profissionais de educação física” podem dar aulas de basquete. Dessa forma, uma autarquia estatal, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em conjunto com o braço armado do estado, a polícia, resolveu autuar João Farias por “exercício ilegal da profissão”. O projeto foi paralisado na última quinta-feira (14), deixando dezenas de crianças carentes chorando e sem aulas.

Entretanto, a iniciativa privada voluntária de diversas pessoas atuou mais uma vez para resolver o problema. Graças à ampla divulgação que o caso teve, diversas pessoas decidiram se voluntariar para impedir que o projeto continuasse paralisado. Foi o caso de Vanessa, formada em Educação Física, seis vezes campeã brasileira de basquete e treinadora das meninas do Cestinha do Futuro, que passará a dar aulas no Projeto Aurora. A Federação Pernambucana de Basquete também procurou o projeto para dar o seu apoio, cedendo bolas e outros materiais para o projeto – aqueles que antes eram tirados do bolso de João Paulo. Por fim, uma faculdade privada de Olinda, cidade vizinha a Recife, doou uma bolsa de estudos integral para um dos alunos do projeto, garantindo que a iniciativa tenha continuidade no futuro. Assista:

E foi dessa forma que a iniciativa privada voluntária foi novamente mais eficiente do que a cara, ineficiente e corporativista iniciativa estatal, a qual tentou acabar com o projeto para crianças carentes e terminou deixando-o ainda mais forte.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...