DOE

Juízes querem censurar manual que defende aplicação da nova lei trabalhista

A Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), entidade que ameaçou ignorar a nova reforma trabalhista nos julgamentos, entrou com uma ação na Justiça do Distrito Federal para censurar o manual “Como apresentar denúncias ao CNJ para defender a aplicação da lei de modernização trabalhista“, publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A entidade pediu a remoção do conteúdo em sites e blogs, além de indenização por “dano moral coletivo” pela divulgação do documento.

O texto ensina, em duas páginas, como qualquer cidadão ou empresa pode identificar falhas na aplicação da nova legislação trabalhista (Lei 13.467/2017) e denunciá-las ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Para a Anamatra, o texto visa “constranger o livre exercício da atividade jurisdicional, atingindo a independência funcional de cada membro da Magistratura do Trabalho”.

A CNT, por meio da sua assessoria de imprensa, informou que as orientações veiculadas são uma resposta aos questionamentos de federações que manifestaram preocupação com a declaração de juízes em relação à reforma trabalhista e que o documento serve para qualquer situação.

Em outubro, no encerramento de um congresso realizado pela mesma Anamatra, uma plateia formada por 600 juízes e procuradores do trabalho aprovou 125 enunciados com questionamentos à reforma trabalhista. O texto faz sugestões de como deve ser interpretada e aplicada (ou não) a reforma nos tribunais. Na prática, eles recomendam que sejam considerados inconstitucionais alguns itens da norma, como a prevalência do acordado sobre o legislado, ignorando a nova lei.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...