DOE

Livro do comunista brasileiro Marighella pode ter inspirado o Estado Islâmico

Segundo o instituto de segurança nacional do estado de Israel (INSS – The Insitute for Nacional Security Studies), uma das estratégias dos terroristas do estado islâmico (ISIS) é semelhante ao que ensina no livro do comunista brasileiro Marighella, que foi recentemente homenageado por um deputado durante a votação do Impeachment de Dilma Rousseff.

O Mini-manual do Guerrilheiro Urbano de Carlos Marighella, que foi usado pelas guerrilhas comunistas no Brasil, durante o período militar, ensina como fazer uma guerra psicológica e abalar as instituições públicas. A ideia central defendida por Marighella era que o estado seria incapaz de lidar com a “guerra de nervos” – o que o levaria aumentar a censura e, consequentemente, perderia o prestígio por parte da população. Essa mesma estratégia tem sido usada pelo Estado Islâmico, que utiliza meios mais modernos para incentivar essa tal “guerra de nervos”.  Segundo a INSS, o Estado Islâmico utiliza a internet para promover esse tipo de ataque.

Carlos Marighella, além de ter escrito o manual do guerrilheiro, usava carros-bomba que explodiam inclusive civis. No Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde ficava o Consulado Americano, o jovem Orlando Lovechio, então com 22 anos, teve uma perna amputada pela primeira bomba da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização de Marighella.

Veja abaixo o capítulo do livro de Marighella sobre a Guerra de Nervos:

A guerra de nervos ou guerra psicológica é uma técnica agressiva, baseada no direto ou indireto uso dos meios de comunicação de massas e notícias transmitidas oralmente com o propósito de desmoralizar o governo.

Na guerra psicológica, o governo esta sempre em desvantagem, porque impõe censura nas massas e termina numa posição defensiva por não deixar nada contrário infiltrar-se.

Neste ponto desespera-se, envolve-se em grandes contradições e perda de prestígio, perde tempo e energias num cansado esforço ao controle, qual é sujeito a romper-se em qualquer momento.

O objeto da guerra de nervos é para enganar, propagar mentiras entre as autoridades na qual todos podem participar, assim criando um ar de nervosismo, descrédito, insegurança e preocupação por parte do governo.

Os melhores métodos usados pela guerrilha urbana na guerra de nervos são os seguintes:

  1. usando o telefone e o correio para anunciar falsas pistas à polícia e ao governo, incluindo informação de bombas e qualquer outro ato de terrorismo em escritórios públicos e outros lugares, planos de seqüestro e assassinato, etc, para obrigar as autoridades a cansar-se, dando seguimento à falsa informação que foi alimentada;
  2. permitindo que planos falsos caiam nas mãos da polícia para desviar sua atenção;
  3. plantar rumores para deixar o governo nervoso;
  4. explorando cada meio possível de corrupção, de erros e de falhas do governo e seus representantes, forçando-os a explicações desmoralizantes e justificações nos meios de comunicação de massas que mantém baixo censura;
  5. apresentando denúncias a embaixadas estrangeiras, às Nações Unidas, a nunciatura do papa, e as comissões internacionais judiciais defensoras dos direitos humanos ou da liberdade de imprensa, expondo cada violação concreta e o uso de violência pela ditadura militar e fazendo conhecer que a guerra revolucionária irá continuar seu curso com perigos sérios para os inimigos da população.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...