DOE

Mais Paulo Freire? Estudo mostra que qualidade dos novos professores é cada vez pior

Apesar do aumento do investimento em educação estatal nos últimos anos, a qualidade dos novos professores formados no Brasil é cada vez pior, revela o estudo do Instituto Alfa e Beto. Uma das revelações do estudo é que os melhores alunos brasileiros não têm interesse em se tornar alunos dos cursos de pedagogia brasileiros dominados pela lógica de Paulo Freire.

Paulo Freire é conhecido como patrono da educação brasileira e admirado pelos intelectuais de esquerda. O educador é autor do livro “Pedagogia do Oprimido”, responsável por boa parte da disseminação dentro das escolas do conhecido discurso esquerdista de “oprimido contra opressor”. Esse tipo de influência pode explicar a falta de interesse de uma parcela dos melhores alunos, que preferem escolher outros cursos ao invés de pedagogia. No fim, alunos alinhados à esquerda tendem a ser a ampla maioria nos cursos de pedagogia e posteriormente no quadro de professores.

Outros fatores também explicam a falta de interesse dos melhores alunos brasileiros pelos cursos de pedagogia. Por parte dos investimentos em educação no Brasil são direcionados para o ensino superior e não para o ensino básico (o estado brasileiro é um dos que mais investe em ensino superior no mundo), aumentando o número de vagas mas diminuindo a quantidade de bons alunos no ensino superior, normalmente formados em escolas privadas, enquanto aumenta o número de ingressantes vindos de escolas fracas e com notas ruins no ensino médio (para comprovar este fato, basta ver a nota de corte dos vestibulares dos cursos de pedagogia). Esse aumento artificial de professores formados pelo estado cria um desequilíbrio na oferta e demanda de professores, o que diminui o valor do trabalho desses profissionais. E onde não há valorização, não há interesse dos novos profissionais em fazer parte do mercado.

pedagogia

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...