DOE

Para fazer caixa, Temer pretende abrir capital dos Correios e Casa da Moeda

A crise brasileira criou um rombo enorme nas contas públicas e zerou o caixa do governo, que hoje recorre ao endividamento, emissão de novos títulos públicos, para cobrir os gastos públicos. Dessa forma, o novo governo Temer enfrenta um cenário bastante complicado para equilibrar as contas do estado, o que pode levar ao aumento de impostos ou, até mesmo, cortes drásticos nos gastos públicos.

A outra solução menos amarga para equilibrar a situação caótica sem elevar impostos seria vender ativos do governo. E é exatamente isso que essa nova gestão pretende fazer. O presidente interino, Michel Temer, já começa a se preparar para vender participações da União em estatais e em várias empresas privadas.

Temer trabalha com uma lista na qual se destacam, entre outros, a abertura de capital dos Correios e da Casa da Moeda e a venda de fatias do governo federal em até 230 empresas do setor elétrico, sendo 179 Sociedades de Propósito Específico (SPEs) nas mãos da Eletrobras. São dezenas de empreendimentos nas áreas de geração, distribuição e transmissão de energia e em parques eólicos. Também fazem parte do rol de ativos a Infraero, as companhias Docas, a Caixa Seguros e o IRB Brasil. Estes dois últimos tiveram a ofertas públicas de ações suspensas, devido à piora nas condições do mercado.

Resta agora saber essas medidas vão ser suficientes para não voltar com a CPMF. E mesmo se não forem, a CPFM deveria ser a última opção. Ainda há muitas opções de corte de gastos e ainda há estatais que precisam ser completamente privatizadas, como a Petrobras.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...