DOE

Pernambuco cria selo e regulação para combater “fabricação clandestina” de gelo

Parece piada, mas é sério. O governador socialista do Pernambuco, Paulo Câmara, assinou no dia 26/05 um o decreto que regulamenta a Lei n° 15.556, de 02 setembro de 2015, normatizando a fabricação e comercialização do… gelo. A lei, que de tão esdrúxula é a primeira no Brasil, busca “oferecer um padrão para o produto, evitando a distribuição clandestina”. Dessa forma, os fabricantes de gelo devem exibir um selo (!) obtido na vigilância sanitária que certifica a regularidade da empresa. A fiscalização ficará por conta da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que já designou equipes para o início desse trabalho.
De acordo com o governador Paulo Câmara, “essa normatização é importante para a população, pois está diretamente relacionada com a saúde, e ainda vai melhorar a qualidade do produto oferecido”. O governador explicou que a legislação também ajuda o segmento, que atualmente, sofre com “empresas clandestinas”. “Nós fizemos uma parceria com o setor que tem empresários que desejam prosperar e, ao mesmo tempo, estamos assegurando a qualidade do produto que será fornecido”, completou Câmara.
O deputado estadual autor da lei, Antônio Moraes, do Partido Socialista-Democrata Brasileiro (PSDB), informou que “as pessoas agora vão ter uma referência de que aquele gelo é fiscalizado e tem qualidade”, reforçou o parlamentar, que também é autor do projeto que originou a lei nº 14.826, em 2012, que regulamenta a captação e a comercialização de água potável.
Além de discorrer sobre às condições sanitárias de fabricação, a lei estabelece as embalagens, rótulos e que a água utilizada para fabricação do gelo deve respeitar o padrão do Ministério da Saúde para “coibir a produção clandestina” de gelo no Estado. O Sindicato da Indústria de Gelo do Estado do Pernambuco (Sindigelo/PE) criou inclusive uma campanha para combater o “gelo clandestino” e falar sobre o novo selo.
Sindigelo cria campanha contra o "gelo clandestino"
Campanha do Sindigelo contra o “gelo clandestino”

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...