DOE

PF prende vice-presidente do Facebook por crime que ele não cometeu

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (1) o vice-presidente do Facebook na América Latina, o argentino Diego Jorge Dzodan. Ele foi detido antes de sair para o seu escritório, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Após prestar declarações na Superintendência da PF, na Lapa, o executivo foi transferido ao CDP (Centro de Detenção Prisional). O pedido de prisão preventiva foi expedido pelo juiz criminal da Comarca de Largato(SE), Marcel aia Montalvão, após o descumprimento de ordens judiciais, que solicitavam informações contidas na rede social (WhatsApp) para produção de provas.

As regras estatais brasileiras exigem que empresas privadas armazenem dados confidenciais de seus usuários. Porém, em muitos casos, armazenar informações dos usuários custam caro para as empresas e nem todos aplicativos fazem isso. Não existe nenhuma certeza se as conversas e dados dos usuários são armazenas no servidor do Whatsapp, mas, mesmo assim, o juiz enviou o pedido de prisão preventiva do executivo por não colaborar com o Estado. Por outro lado, o Whatsapp opera totalmente separado do Facebook, ou seja, a PF prendeu uma pessoa por um crime que não cometeu.

Em nota, o Facebook respondeu: “Estamos desapontados com a medida extrema e desproporcional de ter um executivo do Facebook escoltado até a delegacia devido a um caso envolvendo o WhatsApp, que opera separadamente do Facebook. O Facebook sempre esteve e sempre estará disponível para responder às questões que as autoridades brasileiras possam ter.”

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...