DOE

Polícia venezuelana prende 8 mineradores de Bitcoin em 2 semanas

A atuação da Polícia Nacional Bolivariana (PNB) prendeu oito mineradores de bitcoin nas últimas duas semanas, o que comprometeu as operações da maior iniciativa de comércio da cripto-moeda do país, tão arrasado pelo socialismo.

Os últimos dois presos, Adan Erick Tapia Salas, 37, e Edwald Antonio Tapia Salas, 31, foram presos em Caracas, após a polícia usar o MercadoLibre para vender equipamentos para mineração de bitcoins. Mineração de bitcoin e compra e venda de equipamentos de informática são crimes na Venezuela.

Em outro incidente, a polícia venezuelana invadiu um depósito na cidade de Valencia e encontrou 11.000 computadores usados na mineração. Eles prenderam Eusebio Gómez Henriquez, 51, e Andrés Carrero Martínez, 35, que foram acusados de “cybercrime”, financiamento do “terrorismo”, roubo de eletricidade e “fraude financeira”. Carrero estudou na Faculdade de Miami Dade e conduzia a empresa North American Merchant Services, com sede em Coral Gables, Florida, que oferecia a estrangeiros a oportunidade de configurar computadores para mineração remotamente, em um centro de operações compartilhado, em troca de um percentual de participação.

O bitcoin é um ativo financeiro que pode substituir a moeda convencional emitida por bancos centrais – que estão sujeitas a grandes perdas de valor, graças a manipulação artificial da inflação feita pelos governos – e ainda pode ser usado como mecanismo de transferências de baixo custo, independente do sistema bancário.

Além da Venezuela, o bitcoin é ilegal na Islândia, Vietnam, Bolívia, Quirguistão, Equador e Rússia. Embora o governo chinês proíba transações com bitcoins feitas por instituições bancárias e outras empresas financeiras, o uso entre pessoas físicas é livre. Pela rápida adoção e grande volume de transações, a China é hoje um dos maiores mercados do mundo no uso da tecnologia, enquanto a Venezuela sequer tem dinheiro para imprimir mais dinheiro e estimular ainda mais uma inflação que fechou o ano de 2016 em mais de 180%.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...