DOE

Presidente socialista do Zimbabwe gasta 800 mil dólares em festa enquanto povo passa fome

O presidente socialista do Zimbabwe, Robert Mugabe, realizou neste sábado um banquete para comemorar seu aniversário com 50 mil “companheiros” do Zanu-PF, partido socialista de linha maoista atualmente no poder. De acordo com a imprensa local, o banquete custou 800 mil dólares e enviados do governo tomaram a força até cinco dólares de moradores locais para financiar parte do festejo.

Mugabe está no poder há 36 anos, desde que a independência do Zimbabwe foi reconhecida pela comunidade internacional, graças a eleições com grande quantidade de fraudes, incluindo uma eleição (em 2008) em que Mugabe admitiu posteriormente que havia sido derrotado. Antes grande produtor de trigo, o Zimbabwe é hoje obrigado a importar alimentos graças à reforma agrária feita em 2000, onde o estado tomou a força as terras de fazendeiros brancos para entregá-las aos negros em nome da “igualdade racial”. Em 2013, não havia mais qualquer fazenda em posse dos brancos do país.

O Zimbabwe é 175° no ranking de liberdade econômica da Heritage, estando à frente apenas da Venezuela, Cuba e Coreia do Norte, e tem 2,2 milhões de pessoas (15% da população do país) sem garantia de que tenham comida todos os dias. Centenas de milhares de zimbabuanos emigraram para a África do Sul devido à inflação galopante e o país eliminou a própria moeda para adotar o dólar americano e o yuan chinês.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...