DOE

Presidente socialista do Zimbabwe gasta 800 mil dólares em festa enquanto povo passa fome

O presidente socialista do Zimbabwe, Robert Mugabe, realizou neste sábado um banquete para comemorar seu aniversário com 50 mil “companheiros” do Zanu-PF, partido socialista de linha maoista atualmente no poder. De acordo com a imprensa local, o banquete custou 800 mil dólares e enviados do governo tomaram a força até cinco dólares de moradores locais para financiar parte do festejo.

Mugabe está no poder há 36 anos, desde que a independência do Zimbabwe foi reconhecida pela comunidade internacional, graças a eleições com grande quantidade de fraudes, incluindo uma eleição (em 2008) em que Mugabe admitiu posteriormente que havia sido derrotado. Antes grande produtor de trigo, o Zimbabwe é hoje obrigado a importar alimentos graças à reforma agrária feita em 2000, onde o estado tomou a força as terras de fazendeiros brancos para entregá-las aos negros em nome da “igualdade racial”. Em 2013, não havia mais qualquer fazenda em posse dos brancos do país.

O Zimbabwe é 175° no ranking de liberdade econômica da Heritage, estando à frente apenas da Venezuela, Cuba e Coreia do Norte, e tem 2,2 milhões de pessoas (15% da população do país) sem garantia de que tenham comida todos os dias. Centenas de milhares de zimbabuanos emigraram para a África do Sul devido à inflação galopante e o país eliminou a própria moeda para adotar o dólar americano e o yuan chinês.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

ILISP se reúne com Santo Antônio da Patrulha/RS para aumentar a Liberdade para Trabalhar
O ILISP se reuniu na última...
ILISP se reúne com Vice-prefeito de Sant’Ana do Livramento/RS para avançar a Liberdade para Trabalhar
O ILISP se reuniu na última...
ILISP se reúne com representantes de Videira/SC para avançar o projeto Liberdade para Trabalhar
O ILISP se reuniu nesta quinta-feira,...
Após atuação do ILISP, Indiaroba/SE aprova Lei de Liberdade Econômica
A cidade de Indiaroba, no estado...
ILISP vence prêmio de melhor projeto liberal da América Latina
O Instituto Liberal de São Paulo...
Boa Vista/RR se torna a capital mais livre para trabalhar do Brasil
A cidade de Boa Vista, capital...