DOE

Renda básica para todos é rejeitada na Suíça

A Suíça não será mais o primeiro país no mundo a oferecer renda básica incondicional para todos os habitantes. Mais de três quartos dos eleitores rejeitaram hoje (05) uma iniciativa popular lançada por um grupo de cidadãos. Regulada por uma democracia participativa (a maior parte das propostas federais são votadas em plebiscito), 78% dos eleitores rejeitaram a ideia populista mais visionária do país. A participação eleitoral, que é eletiva, foi de 46%.

O resultado desta votação reforça alguns aspectos culturais da Suíça, que parece avessa às grandes rupturas sociais e é intrinsecamente ligada ao valor do trabalho. O comitê da iniciativa, que contou com o apoio do Partido Verde e da extrema-esquerda do país, chegaram a promover eventos espetaculares nos últimos três anos como jogar oito milhões de moedas de 5 centavos do franco na rua frente ao Palácio federal (o prédio do Parlamento e sede de alguns ministérios) e a distribuição gratuita de notas de 10 francos nas estações de trem que garantiu um registro no livro Guinness dos recordes, entre outros apelos populares.

A percepção da população, comprovada em pesquisas, sobre a incapacidade de financiar uma medida fantasiosa dessas mesmo em um país como a Suíça, e seu impacto que desvaloriza a motivação para o trabalho, foram fatores preponderantes na hora de votar.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...