DOE

Sem conseguir diminuir o tráfico, presidente filipino admite fracasso de guerra às drogas

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, reconheceu que sua polêmica política de luta contra as drogas enfrenta desafios, segundo a rede americana CNN. Quando assumiu a presidência em julho de 2016, apesar de não funcionar em nenhum lugar do mundo, ele prometeu fazer uma política dura contra o tráfico e se não resolvesse o problema em seis meses, ele renunciaria.

Mais tarde, ele reconheceu que esse prazo era um “erro de cálculo” porque ele não percebeu o quão grave era o problema, alegando que as drogas podem ser financiadas por grupos terroristas e, durante uma celebração, ainda disse que nem mesmo os EUA, que possui o maior orçamento estatal contra o tráfico, consegue resolver esse problema.

Em partes o presidente filipino diz a verdade. O problema das drogas não é simples e não foi solucionado em nenhuma lugar do mundo, nem mesmo nos EUA, com exceção do Colorado, estado americano que liberou venda de Maconha há poucos anos e conseguiu diminuir parte do tráfico de drogas com o México. Mas ele ainda peca em insistir em políticas ineficientes.

O resultado da intensa guerra às drogas aplicada na Filipinas já matou mais de 7 mil pessoas e, segundo moradoras das periferias, muitas nem eram traficantes e morreram por serem viciadas em drogas. Em consequência disso, muitas crianças perderam seus pais e dormem nas ruas.

Pessoas dormem ao redor de uma fonte em Manila, nas Filipinas. O número de pessoas dormindo nas ruas aumentou desde o início da guerra do país contra as drogas (Foto: Damir Sagolj/Reuters)

Além dessa tragédia na periferia da cidade, o filho do presidente tem sido acusado de envolvimento com tráfico. Senadores investigam uma carga de metanfetamina, no valor de US$ 125 milhões, que chegou em Manila. Segundo investigadores, o filho do presidente, Paolo Duterte, teria facilitado a entrada da carga no país.

Diante todos esses fatos, só é possível tirar uma conclusão: não há como acabar com tráfico enquanto houver demanda. As leis da economia não podem ser revogadas nem mesmo com uma dura guerra contra o comércio. Os preços dos produtos tendem a subir a medida que ficam escassos devido ao controle estatal. Os altos preços enriquecem traficantes e atraem mais pessoas ao tráfico, nem mesmo o filho do presidente tem escapado dessa oportunidade criada pelo seu pai.

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...