DOE

Prédio que desabou em São Paulo: uma tragédia estatal

O prédio de 26 andares que pegou fogo e desabou em São Paulo exemplifica como o estado “ajuda” os mais pobres.

  1. O prédio era da Caixa Econômica Federal (pra quê raio o estado tem que ter um banco?) e foi cedido à União (pra quê?), mas um conflito sobre pagamento de taxas na justiça estatal (com a sua tradicional “agilidade”) fez com que o prédio não pudesse ser vendido. Tivesse sido vendido quando ficou abandonado, há mais de uma década, ele estaria em pé até hoje e sendo utilizado para outros fins (privados).
  2. O prédio foi invadido (e não “ocupado”, imprensa de m…) em 2009 por criminosos do Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM), que passaram a alugar (!) vagas no prédio por até R$ 500 por família. Ou seja: bandidos (Artigo 161 do Código Penal) invadem propriedades e exploram miseráveis cobrando aluguéis sobre a propriedade invadida. Tudo em nome dos “movimentos sociais” e com a conivência da grande mídia que “descobriu” que isso acontece somente depois da tragédia.
  3. Um bando de justiceiros sociais disfarçados de juízes garantem que estas e outras invasões continuem ao demorarem anos para determinar a reintegração de posse.
  4. O Ministério Público do Estado de São Paulo, mais especificamente a Promotoria de Habitação de Urbanismo, havia instaurado, em 24 de agosto de 2015, um inquérito civil para apurar possíveis riscos no imóvel, mas o caso foi arquivado. Por quê? Definiram que era “justiça social” e deixaram pra lá, né?
  5. A Defesa Civil e Secretaria Especial de Licenciamentos informaram que, a despeito do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) estar vencido – o que é um inferno para qualquer empreendedor que deseje atuar legalmente – não havia risco concreto que demandasse interdição. Por quê? Para “justiça social” não precisa de vistoria?
  6. O estado brasileiro segue tendo milhares de imóveis, que deveriam ter sido vendidos há muito tempo, enquanto é conivente com criminosos que vivem de invadir propriedades. Um deles, inclusive, será candidato à presidência da República este ano quando deveria estar na cadeia há anos. Pior: como possui o monopólio da força, não permite que soluções privadas sejam utilizadas para tirar os invasores das propriedades.
  7. Por fim, milhões de pobres honestos, trabalhadores e que lutam para comprar uma casa própria legalmente, como sempre, são os maiores prejudicados: financiam com altos impostos toda a gigante estrutura estatal e ainda têm que assistir criminosos burlando a lei para explorar miseráveis.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...