DOE

Orçamento da UNESP sobe 184% em 10 anos, mas universidade está “sem dinheiro”. Entenda.

Alunos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) entraram em greve recentemente devido à diminuição dos recursos para a universidade durante esse período de crise. Eles alegam que o baixo orçamento é o principal responsável pelo sucateamento da instituição e falta de professores. Mas será que é verdade?

Em 2006, o orçamento da UNESP era de R$ 960 milhões e hoje, dez anos depois, o orçamento é de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 184%, bem acima da inflação acumulada no período. Mas por qual razão ainda falta recursos? A explicação é muito simples: assim como qualquer estatal no Brasil, os funcionários públicos parasitam a instituição e elevam os custos. O orçamento da Unesp em 2006, por exemplo, gastava 72,4% com funcionários e hoje gasta 87,5%. Ao longo de dez anos, o custo com funcionários cresceu 240%.

Parte dos gastos com funcionários também não implicam em melhoria na qualidade do ensino. Quase 35% dos gastos com funcionários técnico-administrativos são com servidores inativos. Além disso, os valores pagos aos servidores públicos são, em média, muito superiores aos valores de mercado.

SALARIOS

Para piorar, muitos dos alunos, principais prejudicados pelo assalto aos cofres da universidade, são os primeiros a apoiar greves por aumento salarial e contra qualquer tipo de terceirização das atividades na universidade, o que ajudaria a reduzir custos. A Unesp sofre frequentemente com greves que reivindicam reajustes dos salários dos servidores e, mesmo com salários acima do mercado, tais reajustes seguem sendo feitos, sempre superiores à inflação.

Quanto tempo levará para que os alunos da Unesp acordem e percebam que o problema na instituição nunca foi falta de verba, mas sim a má gestão direcionada pelos servidores públicos? Quando irão perceber que não apenas Petrobras e Correios são ineficientes, mas qualquer instituição pública? Todas elas tendem ao sucateamento por conta dos próprios diretores e funcionários que parasitam essas instituições. Aumento de verbas nunca resultou em mais investimentos, o orçamento atual, por exemplo, destina 0% para esse fim. Colocar mais dinheiro na Universidade só vai dar continuidade a um modelo fracassado que sempre beneficia os funcionários e prejudica os alunos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...